quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sarcopenia


 Atividade física na Sarcopenia

O envelhecimento é um processo dinâmico, no qual ocorrem modificações morfológicas e fisiológicas em todos os níveis do organismo.
Tal processo leva a um progressivo decréscimo na capacidade fisiológica e redução da capacidade de respostas ao estresse ambiental, levando a um aumento da suscetibilidade e vulnerabilidade a doenças.
Um estilo de vida inapropriado acaba aumentando a ineficiência metabólica, que contribui substancialmente para a quebra da homeostasia corporal. Tal fato, torna o indivíduo mais suscetível a lesões orgânicas, culminando no desencadeamento de doenças associadas ao processo de envelhecimento.

O que é Sarcopenia?

Vem do Grego, ("pobreza de carne") é a perda de massa e força na musculatura esquelética (como bícepstríceps e quadríceps) com o envelhecimento.

Caracterizada pela perda de massa muscular, está associada a uma série de disfunções e doenças sistêmicas prevalentes no idoso, como é o caso da osteoporose, resistência à insulina, obesidade e osteoartrite, além de causar complicações com o avanço da idade. O potencial impacto da sarcopenia é grande, considerando que o tecido muscular é o mais abundante do corpo humano, conferindo maior risco para quedas, fraturas, incapacidade, dependência, hospitalização recorrente e mortalidade, situações de estresse. Entretanto, o caráter reversível da sarcopenia é consenso entre a maioria dos especialistas, visto que está diretamente relacionada ao desempenho músculo-esquelético, que tem potencial para reabilitação com consequente restauração da capacidade física. 

O sedentarismo está relacionado a Sarcopenia?

O sedentarismo, é um fator de risco para a sarcopenia. Idosos com menor atividade física têm menor massa muscular e maior prevalência de incapacidade física. 
Uma das maneiras de reduzir o risco da sarcopenia e a pratica da atividade fisica, desempenhando uma papel fundamental na manutenção ou lentificação da perda da massa muscular.


Fonte: LEITE, et al. Envelhecimento, estresse oxidativo e sarcopenia: uma abordagem sistêmica.  2012.


Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone


Nenhum comentário:

Postar um comentário