segunda-feira, 28 de março de 2016

Índice glicêmico e carga glicemica


Os carboidratos da dieta são fonte de energia e se for consumido da maneira certa, traz apenas benefícios ao organismo. Carboidratos se dividem em três grupos: os de alto, médio e baixo índice glicêmico.

O índice glicêmico corresponde à velocidade com que os carboidratos são absorvidos pelo organismo. “Alimentos de baixo índice glicêmico são absorvidos lentamente, enquanto os de alto índice glicêmico têm absorção rápida”, afirma. Na tentativa de equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o corpo libera insulina. Quanto mais rápido, mais insulina.
O estimulo à rápida liberação de insulina pode levar ao desenvolvimento da diabetes, além de promover acúmulo de gordura na região abdominal (que aumenta risco de doenças cardiovasculares). 
Por serem absorvidos mais lentamente, os carboidratos de baixo IG mantêm a glicemia estável (estabilizam os níveis de açúcar no sangue), e conferem maior saciedade. Isso significa que devemos trocar os carboidratos refinados pelos integrais. Essa também é a melhor escolha para comer antes de ir para a academia. Ao liberar açúcar lentamente, esses alimentos evitam quadros de hipoglicemia e seus sintomas indesejados (calafrio, tonteira, sudorese e náuseas). 
Os alimentos com baixo índice glicêmico, ao contrário dos que têm elevado índice glicêmico, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso. Os alimentos de alto índice glicêmico são indicados para a reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após o treinamento.
Índice glicêmico e carga glicêmica
Índice glicêmico e carga glicêmica são conceitos diferentes, pois enquanto o índice glicêmico corresponde à velocidade com que os carboidratos no alimento atingem o sangue, a carga glicêmica relaciona o índice glicêmico com a forma e a quantidade que o alimento é ingerido.

A carga glicêmica é útil porque um alimento de alto índice glicêmico consumido em pequenas quantidades pode gerar o mesmo efeito na glicemia sanguínea que um alimento de baixo índice glicêmico consumido em quantidades maiores.

Por Mariane Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário