segunda-feira, 18 de abril de 2016

Esteatose Hepática - "Fígado Gorduroso"

Esteatose hepática -    A esteatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição onde ocorre o acúmulo de gordura no fígado. Geralmente causada pelo consumo excessivo de álcool, no entanto pode surgir em várias outras situações, como em pessoas com colesterol alto, excesso de peso, diabéticos, etc. Mais de 70% dos pacientes com esteatose são obesos. Quanto maior o sobrepeso, maior o risco.
Nosso fígado possui normalmente pequenas quantidades de gordura, que compõe cerca de 10% do seu peso. Quando o percentual de gordura excede esse valor, estamos diante de um fígado que está acumulando gordura. 



Sintomas - Alguns pacientes com esteatose hepática queixam-se de fadiga e sensação de peso no quadrante superior direito do abdômen. Porém não há evidências, que esses sintomas estejam relacionados ao acúmulo de gordura no fígado pois a esteatose costuma ser assintomática (não possui sintomas).
Causas Não se sabe exatamente por que alguns indivíduos desenvolvem esteatose hepática, mas algumas doenças estão claramente ligadas a este fato. Podemos citar:
  · Obesidade: Mais de 70% dos pacientes com esteatose hepática são obesos. Quanto maior o sobrepeso, maior o risco.
  • Diabetes Mellitus: Assim como a obesidade, o diabetes tipo 2 e a resistência à insulina também estão intimamente relacionados ao acúmulo de gordura no fígado.
  • Colesterol elevado:  Principalmente níveis altos de triglicerídeos.
  • Drogas. Várias medicações podem favorecer a esteatose, entre as mais conhecidas estão: corticoides, estrogênio, amiodarona, antirretrovirais. O contato com alguns tipos de pesticidas também está relacionado ao desenvolvimento de esteatose hepática.
  • Desnutrição ou rápida perda de grande quantidade de peso.
  • A esteatose hepática é mais comum no sexo feminino, provavelmente por ação do estrogênio.   
Diagnostico - A esteatose normalmente é descoberta acidentalmente em exames de ultrassonografia ou tomografias.    

     Tratamento -  Não existe tratamento específico para a esteatose, entretanto para voltar a ter um fígado saudável é necessário o tratamento das causas citadas acima, reduzindo o peso em caso de obesidade, controlando o colesterol e a Diabetes tipo 2.
      A prática regular de atividade física também ajuda muito, pois diminui o colesterol e aumenta o efeito da insulina no organismo. Em doentes com obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica pode ser uma opção.


Por Esther Rocha e Mariane Bernardo




Nenhum comentário:

Postar um comentário