segunda-feira, 30 de maio de 2016

Benefícios do Inhame

No Norte e no Nordeste do nosso país o inhame faz parte do cardápio diário, esse tubérculo esta presente até no café da manhã. Deveria ser consumido por todos os brasileiros, principalmente as mulheres, em qualquer idade. Ameniza cólicas menstruais e outros sintomas da TPM.
O inhame também tem ação anti-inflamatória, deixando o organismo menos suscetível, ao acumulo de líquidos e toxinas. 
O DHEA existe naturalmente no organismo, especialmente até os 20 anos, e é responsável pela formação de 50 hormônios. Entre eles está o GH, o hormônio do crescimento. No adulto, o GH estimula a queima de gordura abdominal e o ganho de músculo. Mas o que mais chama atenção dos especialistas é a capacidade do tubérculo equilibrar os níveis do hormônio feminino progesterona. E, com isso, amenizar os sintomas da TPM (cólica, irritação, ansiedade) e da menopausa (ondas de calor), além de reduzir o risco de perda óssea. O poder anti-inflamatório do inhame também vem daí: a progesterona impede que hormônios favoráveis ao acúmulo de toxinas e, consequentemente, à inflamação das células e do organismo em geral entrem em ação.
O inhame é um alimento rico em carboidrato complexo, que é bom para  a saúde, pois ele não se transforma rapidamente em açúcar ou gordura, tem baixa concentração de gordura e alta concentração de fibras.
Rico em vitaminas, principalmente as vitaminas A e C, e do complexo B. Rica em vitamina B6, a vitamina B6 é importante para o corpo para eliminar uma substância chamada homocisteína, que pode danificar as paredes do vaso sanguíneo. A ingestão de vitamina B6 reduz o risco de
Ainda contém nutrientes presentes um deles é o cálcio que é fundamental para os ossos, o fósforo que ajuda o organismo a ter muita energia, também ajuda a controlar a pressão arterial. A baixa ingestão de alimentos ricos em potássio, especialmente quando combinada com uma alta ingestão de sódio pode provocar hipertensão. 
O inhame ainda é bom para pessoas que andam bastante cansadas, com fadiga e sem energia. 
Os benefícios do inhame, claro, só aparecem com o consumo frequente. Uma porção, no mínimo três vezes por semana. Mas, por ser fonte de carboidrato, deve substituir o pão no café da manhã ou o arroz no almoço ou jantar. E fique tranquila: diferentemente da batata, o inhame tem índice glicêmico médio. Ou seja, demora mais para ser transformado em açúcar no sangue, evitando picos de insulina no organismo. Rico em betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, cálcio, ferro e magnésio, o inhame combate os radicais livres. Por isso, é um alimento que aumenta as defesas do organismo e adia as rugas. 

Por Diana Vasconcellos




Nenhum comentário:

Postar um comentário