quinta-feira, 30 de março de 2017

Pele saudavel



A pele é o maior órgão do corpo humano, é dividida em: epiderme (camada externa), derme (abaixo da epiderme) e hipoderme (tecido subcutâneo). A pele desempenha um papel importante na regulação da homeostase do corpo, equilibrando a perda de água e a regulação da temperatura corporal. Além disso, abriga terminações nervosas que reagem à dor e temperatura. Nos últimos anos tornou-se claro que a pele é uma parte essencial do sistema imunológico. Com a alimentação conseguimos manter uma pele saudável por meio das:


Vitaminas C e E 

A exposição da pele ao sol leva à produção de radicais livres, assim, estudos com a suplementação de vitaminas e minerais foram realizados. Os estudos mostraram que a combinação das vitaminas C e E ofereceram proteção contra queimaduras solares. Além disso, a vitamina C participa no processo da síntese do colágeno, proteína responsável pela elasticidade da pele e que representa cerca de 30% das proteínas do organismo humano. Assim, é importante incluir na dieta alimentos fontes dessas vitaminas. O abacate, as nozes, sementes de girassol e peixes são boas fontes de vitamina E, enquanto que a goiaba, acerola e laranja fornecem vitamina C. 

Carotenoides 

Os carotenoides também têm sido estudados como fotoprotetores. O beta-caroteno e o licopeno mostraram prevenir queimaduras na pele exposta ao sol, além disso, são poderosos antioxidantes. Para incluí-los na dieta aposte na cenoura e na rúcula para o beta-caroteno e no tomate, para o licopeno, que é melhor aproveitado se o tomate sofrer aquecimento. 

Proteínas 

Como falado anteriormente, o colágeno é um dos principais constituintes da pele. Para sintetizá-lo o organismo necessita do consumo adequado de proteínas, presentes principalmente em alimentos de origem animal. 

Hidrolisados de colágeno têm sido estudados e parecem estimular os fibroblastos (células responsáveis pela produção do colágeno), porém esse efeito poderia ser atribuído ao fato de que o hidrolisado não deixa de ser uma forma de fornecer aminoácidos ao organismo, assim mais estudos são necessários para validar esse efeito. 

Água 

A hidratação da pele não deve ser feita somente externamente com cremes hidratantes. Beber bastante água vai evitar que a pele fique ressecada. Para aumentar a ingestão de líquidos, além da água, opte por chás e sucos de frutas. 


Publicado por : Ana Claudia cunha
Nutrition and nutritional supplementation Impact on skin health and beauty

Nenhum comentário:

Postar um comentário