quinta-feira, 13 de abril de 2017

Razão do desconfortos gastrintestinais durante o exercício físico




As queixas associadas com desconforto gastrintestinal durante o exercício físico são muito comuns, principalmente em modalidades de longa duração. Dentre as queixas mais frequentes relatadas pelos praticantes de exercício físico ou atletas de elite, observa-se a sensação de náusea e ocorrência de vômitos. São diversos os fatores que podem desencadear tais alterações, destacando, em especial, o consumo de alimentos específicos antes e até mesmo durante a prática da modalidade esportiva. O consumo de fibras, gordura, proteína e altas doses de frutose, estão positivamente associadas com maior incidência de desconfortos gastrintestinais, sendo necessário muito cuidado no ajuste destes nutrientes no momento de estruturar o plano nutricional. Além disso, outros fatores podem favorecer à maior ocorrência destes distúrbios como a  redução do fluxo sanguíneo intestinal, a liberação de hormônios gastrointestinais, o estresse mecânico sobre o trato gastrointestinal, a desidratação e fatores psicológicos.

Os indivíduos destreinados ou atletas que retornam ao treinamento após um período de inatividade apresentam maior incidência de sintomas gastrintestinais, principalmente com treinamento de alta intensidade.
 Algumas medidas podem otimizar a digestão e a absorção dos alimentos durante o exercício e reduzir a ocorrência dos sintomas gastrintestinais:

Aumentar apropriadamente o volume e a intensidade do treinamento; Planejar o regime de hidratação durante as sessões de treinamento e a competição; Evitar o consumo de dieta rica em fibras (granola, aveia, frutas laxativas, folhosos, etc), leite, alimentos gordurosos antes da competição; Ingerir proteínas com moderação antes da competição. 

Procure sempre um  profissional da área da Nutrição Esportiva para avaliar e prescrever o plano nutricional de forma que você usufrua apenas de benefícios que não haja riscos à sua saúde.


Fonte: abne.org.br
Postado por: Mayara Alves Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário