segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Redução de alimentos de alta densidade calórica

Redução de alimentos de alta densidade calórica




Alimentos de alta densidade calórica promovem ganho de peso. Esses alimentos, ricos em gorduras, carboidratos simples ou amido, são, em geral, altamente processados e pobres em micronutrientes. Em oposição a eles, estão os alimentos de baixa densidade calórica, ricos em água, como frutas, verduras e legumes. Teoriza-se que alimentos com densidade energética muito elevada promoveriam um "superconsumo passivo" de energia total. Estudos que manipularam, de forma mascarada (cega), o conteúdo lipídico e a densidade energética de alimentos apóiam essa hipótese, mas o mascaramento nesses tipos de estudos é limitado e é possível que outros efeitos não fisiológicos tenham influenciado esses resultados. Tem sido proposto, igualmente, que humanos seriam capazes de reconhecer alimentos de alta densidade energética, diminuindo sua ingestão para manter sua homeostase energética; contudo, a ingestão de alimentos de excepcional densidade energética, típicos oferecidos por serviços de fast food, burlaria esse controle do apetite, permitindo a ingestão energética excessiva e o desenvolvimento de obesidade. Não há evidência de que alimentos ricos em gordura mereçam maior atenção na prevenção da obesidade do que outros alimentos com alta densidade energética, como aqueles ricos em amido ou carboidratos simples. 

Contudo , reduzir a ingestão desses alimentos e aumentar o consumo de alimentos com baixo densidade calórica aumentaria o consumo de alimentos mais saudáveis, algumas mudanças são importantes para que isso aconteça , segue abaixo algumas dicas :

- reduzir o consumo de alimentos de alta densidade calórica (frituras, gratinados, cremosos, fast food)
- aumento regular das atividade diárias (ser mais ativo) e praticar regularmente exercício físico. Sair do sedentarismo.
- ingerir 5 porções, diariamente, de frutas, verduras e legumes. Estes alimentos apresentam menor densidade energética e aumenta a quantidade de alimento que pode ser consumida para um determinado nível de calorias. Por serem ricos em fibras aumentam a saciedade.
- evitar a ingestão de bebidas açucaradas
- dar preferência a alimentos integrais por serem ricos em fibras promovem mais saciedade e melhoram o funcionamento intestinal

Fonte:
Barreto.S.M;Pinheiro.A.R.O; Sichieri.R;Monteiro.C.A;Filho.M.B;Schimidt.M.I;Lotufo.P; Assis.A.M;Guimarães.V; Recine.E.G.G;Victora.C.G;Coitinho.D;Passos.V.M.A  Análise da estratégia global para alimentação, atividade física e saúde, da Organização Mundial da Saúde.Epidemiol. Serv.SaúdeBrasília. 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário