segunda-feira, 13 de maio de 2019

O papel da Vitamina C na Manutenção da pele


Imagem relacionada

Diversas são os as alternativas utilizadas para retardar o envelhecimento da pele: botox, colágeno, cremes e séruns. Mas poucos sabem dos benefícios da vitamina c para a saúde da pele.  A vitamina C tem despertado o interesse da comunidade científica devido seus benefícios que auxiliam a manutenção de uma pele jovem e saudável, e na melhora das características gerais da pele.
A vitamina C é da família das vitaminas hidrossolúveis. Altamente termo lábil, é essencial para a formação das fibras de colágeno e por sua ação antioxidante no organismo. Não pode ser sintetizada pelo organismo humano, mas é utilizada por todos os tecidos. É uma substância ácida, cristalina e presente nas frutas cítricas. É uma vitamina extremamente sensível, oxidando-se quando exposta ao calor, luz ou meio alcalino.
Imagem relacionada
A vitamina C estimula a síntese de colágeno, que é a maior e mais importante proteína estrutural da pele. Participa como cofator da hidroxiprolina, importante aminoácido do tecido conjuntivo e das fibras de colágeno, melhorando a elasticidade e firmeza cutânea. A Vitamina C é vital para o funcionamento das células e isso é particularmente evidente no tecido conjuntivo, durante a formação do colágeno. A vitamina C também age prevenindo a oxidação de enzimas necessárias para a produção de uma trama de colágeno madura e saudável, além de agir diretamente sobre a produção de colágenos através dos fibroblastos da derme humana.
Como antioxidante, age protegendo a maior barreira de defesa do organismo: a pele. Extremamente exposta, a pele sofre com a ação de radicais livres a todo momento, e demanda altas concentrações de vitamina C. Esses radicais livres são provenientes principalmente dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, por isso a vitamina C é frequentemente encontrada em muitos pós-sol, pois interfere na geração de radicais livres.
Devido sua dificuldade de se manter estável em meio aquoso, é um desafio isolar a vitramina C para aplicação em cosméticos. Por isso, recomenda-se uma dieta rica nesta vitamina para usufruir de seus benefícios. As melhores frutas com vitaminasão camu-camu (fruta da Amazônia) e acerola. Mas também há ótimos índices de vitamina C na goiaba, kiwi, morango, laranja, pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, goji berry, cranberry e caju.
Resultado de imagem para vitamina c
Fonte: CAYE, M.; RODRIGUES, S.; SILVA, D.; ADRIANO, J.; Utilização da vitamina C nas alterações estéticas do envelhecimento cutâneo. UNIVALI, Vale do Itajaí, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário