sexta-feira, 9 de agosto de 2019



Por que a vitamina D é essencial ?

Cuidar da alimentação é fundamental para a saúde e a falta de vitamina pode ser muito prejudicial. Uma das mais importantes para o organismo é a vitamina D, que melhora a absorção de cálcio e fósforo. Além disso, na vida de pessoas que praticam esportes, ela é essencial tanto para a performance quanto para a recuperação muscular.
A carência de vitamina D, por exemplo, pode provocar cansaço ou fadiga crônica. A sua ausência também pode enfraquecer o sistema imunológico e, por isso, favorecer o aparecimento de infecções ou, até mesmo, o enfraquecimento ósseo - causando a osteoporose. Quedas e fraturas também podem ser agravadas por causa do baixo índice desse nutriente.

A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.
Com o tomar o sol os raios UV conseguem fazer a conversão da vitamina que é pré-formada por causa do consumo dos alimentos em forma ativa do nutriente, ou seja, o que será aproveitado pelo organismo.
Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem estar expostos,
Outra forma importante de se obter vitamina D é por meio de uma alimentação equilibrada e saudável. Esse nutriente está presente em alimentos de origem animal, sobretudo os frutos do mar.

Estagiária Cristiane Da Silva Camargo Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário