quarta-feira, 13 de setembro de 2023
Influência da nutrição no tratamento de acne
Muitos se enganam ao acreditar que a acne é um problema que afeta somente os adolescentes. Alguns adultos são acometidos por cravos e espinhas após os 25 anos.
Esse dano à pele do rosto, nem sempre está relacionado à alterações hormonais, comuns durante a gestação ou no período menstrual ou decorrente da utilização de produtos cosméticos como a maquiagem.
A má alimentação é um fator contribuinte para o agravamento desse problema.
Mas afinal, o que é a acne?
Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes.
A acne é distribuída nas regiões com maior concentração de oleosidade no nosso corpo (face, pescoço, tórax superior, ombros e dorso). É uma doença de alta incidência, que pode impactar significativamente o psicológico dos pacientes, além de causar dor e desconforto.
Normalmente, suas causas estão relacionadas com: hereditariedade, bactérias, estresse, cosméticos, dietas ricas em alimentos ultraprocessados e exposição excessiva da pele a luz do sol.
Como os alimentos podem te auxiliar no tratamento da acne?
A alimentação saudável e equilibrada é capaz de fazer muito bem ao organismo e os benefícios são percebidos de dentro para fora, diretamente na pele. Para isso, evite: fast foods, refrigerantes, chocolate (branco e ao leite), frituras e embutidos (salame, salsicha, mortadela) e prefira o consumo de peixes (responsável pela ação anti-inflamatória que ajuda na diminuição de acne), frutas e verduras de cor amarela (São ricas em substâncias que ajudam a manter a pele sempre rejuvenescida e limpa) e o principal, não esqueça de beber água!!
Vitória Cordeiro
Referências:
Costa, Adilson; LAGE Denise, ABDALLA Thaís. Acne vulgaris: general aspects and actualizations in treatment protocol; São Paulo; BWSJournal; Publicado 2020-10-19
https://www.asbran.org.br/noticias/muitos-alimentos-podem-ajudar-no-tratamento-para-combater-a-acne
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário