sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O consumo de chocolate nos últimos anos, esteve associado à maior ingestão de gorduras saturadas com conseqüente elevação do colesterol e aumento do risco de doenças crônicas; contudo atualmente verifica-se uma tendência a valorização do chocolate, com realização de estudos comprovando seus benefícios à saúde e estimulando o seu consumo diário.

Os benefícios atribuídos ao chocolate devem-se à presença do cacau em sua composição. Os flavonóides encontrados no cacau, que segundo alguns estudos é maior que a quantidade encontrada no chá e no vinho conferem proteção contra doenças cardiovasculares. Eles possuem efeito antiinflamatório, antiplaquetário e antioxidante, fatores que impedem ocorrência de aterosclerose.

Comparando a quantidade de flavonóides encontrados entre os três tipos de chocolates, o meio-amargo apresenta maiores concentrações que o ao leite, já o chocolate branco não apresenta quantidades significativas. Isso porque o chocolate meio-amargo é o que possui maiores quantidades de cacau em sua composição.

Os efeitos dos flavonóides são ainda maiores no chocolate meio-amargo, pois o leite, presente em maiores quantidades no chocolate ao leite, pode interferir na absorção intestinal destes.

Sabendo-se das propriedades do cacau a indústria alimentícia vem lançando cada vez mais produtos com uma quantidade de cacau maior que a encontrada no chocolate meio-amargo.

Se a ingestão de 50g de chocolate meio-amargo por dia seria capaz de reduzir cerca de 10% o risco de doenças cardiovasculares, um chocolate com 70% de cacau em sua composição, por exemplo, traria maiores benefícios ainda.

Contudo, o cacau utilizado no chocolate não está na forma de grãos, pois estes não fornecem gordura suficiente para a fabricação do chocolate. O produto utilizado é a manteiga de cacau, ou seja, devemos nos lembrar que mesmo o chocolate apresentando quantidades benéficas de flavonóides, ele também contém quantidades de gorduras saturadas que não permitem o seu consumo em grande quantidade e freqüência, devendo ser ingerido com moderação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário