segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Hiponatremia


É um desequilíbrio hidroeletrolítico resultante na queda anormal da concentração plasmática de sódio 
(< 135mmol/l; normal= 136-142mmol/l). Valores muito baixos desequilibram o balanço osmótico na barreira hematoencefálica, causando a rápida entrada de água no cérebro, ocasionando danos neurológicos graves, como confusão, crises, coma, podendo levar à morte. Mas pode ocorrer sintomas moderados como distenção gastrointestinal ou vômitos, sibilos, edemas nas mãos e pés, inquietação, fadiga incomum e desorientação.
Valores menores que 120mmol/l  é maior a probabilidade de ocorrer crises, parada respiratória, coma, danos cerebrais permanentes e morte.
No caso dos atletas é mais freqüente a hipoosmolalidade do plasma. Essa condição é conhecida como hipotônica ou hiponatremia dilucional (mais água que o normal para a quantidade de substâncias dissolvidas no plasma.
Os atletas que ingerem líquidos em excesso antes e durante exercícios prolongados em ambientes quentes e úmidos correm o risco de desenvolver hiponatremia.
Atletas menores e de provas mais lentas que suam muito, suor salgado e que são excessivamente cuidadosos com a ingestão de líquidos são os que estão mais sujeitos ao problema. Isso devido ao porte físico menor necessitar de menos fluido. Entre as causas possíveis pode estar a SIADH, síndrome da secreção inadequada de hormônio Anti-Diurético (ADH). Se caracteriza por uma redução de urina e uma elevada retenção de fluidos.  Além das seguintes hipóteses: o seqüestro de água no intestino ou uso abusivo de anti-inflamatórios não hormonais que podem alterar a função renal e reduzir a produção de urina. E finalmente por elevadas perdas anormais de sódio no suor. Então, a ingestão excessiva de água nem sempre é o fator mais comum desses casos.
A hidratação adequada é importante e favorece a função fisiológica, além disso, a ingestão excessiva de líquidos não ocasiona risco á vida. É sempre bom lembrar!

Postado por Larissa Arnoldi e Vitória Régia

Ref. Bibliográfica: Scielo-  SSE 37: hiponatremia em atletas
Publicado por: Bob Murray, John Stofan, E. Randy Eichner 

Nenhum comentário:

Postar um comentário