segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Doença Celíaca:saiba um pouco mais

          
            A doença celíaca é uma patologia auto-imune, que afeta o intestino delgado, precipitada pela ingestão de glúten. Causa a atrofia das vilosidades do intestino delgado, o que prejudica a absorção de nutrientes, minerais e vitaminas A, D, K, E. É uma doença genética e é causada pela ingestão de glúten por pessoas pré-dispostas.
Há diversas formas de manifestação da doença celíaca como a clássica, não-clássica, latente e assintomática. A forma mais freqüente é a clássica, e manifesta-se no início da vida  e tem um dos sintomas diarréia crônica, vômitos, falta de apetite, distensão abdominal
 Alguns sintomas podem ser notados como diarréia, perda de peso e fadiga, porém muitas vezes podem passar despercebidos ou nem se apresentar, a doença acaba sendo descoberta pela deficiência de algum nutriente específico, que direciona as investigações de possíveis causas.
O tratamento é basicamente realizado através  da exclusão  do glúten da dieta do paciente, por toda a vida. Deve-se evitar alimentos que contêm o  glúten, proteína,  que está presente no trigo, centeio, cevada e aveia.
Estudos demonstraram que, a pós duas semanas  de dieta sem glúten as lesões intestinais começam a curar, e os anticorpos a diminuir ao longo dos meses, além de melhorar os sintomas. Exames de sangue, endoscopia e exames auxiliares são utilizados no diagnóstico da doença.
Os alimentos que podem ser consumidos são: arroz, leguminosas como feijão, lentilha, soja, ervilha, grão de bico. Além de óleos e azeites, legumes, hortaliças, frutas,ovos, carnes (de vaca, frango, porco, peixe) e leite.  Substitua o glúten pelas farinhas a base milho,arroz e mandioca; utilize o fubá, a fécula de batata e até mesmo o polvilho.
Na dúvida verifique os rótulos das embalagens dos produtos. As empresas devem informar se o alimento contém ou não glúten .
Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko
Referência Bibliográfica
SDEPANIAN, Vera Lucia; MORAIS, Mauro Batista de; FAGUNDES-NETO, Ulysses. Doença celíaca: a evolução dos conhecimentos desde sua centenária descrição original até os dias atuais. Arq. Gastroenterol.,  São Paulo,  v. 36,  n. 4, Dec.  1999 .  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário