sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Manutenção de uma vida mais saudável




Para ter uma vida mais saudável não são necessários apenas bons hábitos alimentares é mas também atividade física e a inserção de novos costumes como, por exemplo, ao invés de subir de elevador ,encarar uma escada ,desaprender costumes como comer rápido e em frente a TV. Porém só dieta não é suficiente nem somente o exercício ,e sim associar educação alimentar a atividade física.Segundo o Ministério da saúde ,os 10 passo para manter o peso saudável são :

1.Comer frutas e verduras variadas, pelo menos duas vezes por dia;

2. Consumir feijão pelo menos quatro vezes por semana;

3. Evitar alimentos gordurosos como carnes gordas, salgadinhos e frituras;

4. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele do frango;

5. Nunca pular refeições: fazer três refeições e um lanche por dia. No lanche escolher uma fruta;

6. Evitar refrigerantes e salgadinhos de pacote;

7. Fazer as refeições com calma e nunca na frente da televisão;

8. Aumentar a sua atividade física diária. Ser ativo é se movimentar. Evitar ficar parado, você pode fazer isto em qualquer lugar;

9. Subir escadas ao invés de usar o elevador, caminhar sempre que possível e não passar longo períodos sentado assistindo à TV;

10. Acumular trinta minutos de atividade física todos os dias.

Porém segundo estudos a simples divulgação e difusão de uma lista de passos a serem seguidos pelos indivíduos não garante a adesão da população a um estilo de vida saudável, e pior ainda, não consegue atingir os diversos segmentos da sociedade que têm características, motivações e possíveis causalidades diferentes para a obesidade.

Por isso é indispensável a presença de programas de educação com estímulos a pratica de atividades físicas e informações sobre uma alimentação correta com a presença de profissionais da saúde (educador físico ,fisioterapeuta, nutricionista, médico,etc ) .



Referências bibliográficas:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2004000300006&script=sci



Bruna Naves de  Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário