sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tensão pré-menstrual. Como evita-la?



Quem nunca ouviu falar da famosa TPM ou síndrome pré-menstrual as mulheres que o digam! Essa síndrome afeta milhões de mulheres que estão na fase reprodutiva e  vem sendo uma grande inimiga.
Trata-se de um complexo de sintomas físicos, cognitivos e emocionais que ocorrem na fase que antecede a menstruação e diminuem com a chegada da mesma. Os sintomas mais comuns são: mudança de humor, irritabilidade, tensão e inquietação.
Por isso hoje em dia observa-se uma busca desenfreada para diminuição e melhora desses sintomas e através de diversos estudos descobriu-se que a alimentação e atividade física trazem grandes influências nessa síndrome.
É recomendado que nesse período a mulher faça refeições pequenas e mais freqüentes, ricas em carboidratos integrais, pois os mesmos atuam no mecanismo que leva a um aumento da serotonina o que traz a melhora de alguns sintomas como tensão e depressão.
Nesse período é interessante a restrição de alguns alimentos que contenham cafeína para que haja a diminuição da irritabilidade, sal (excesso), açúcar e álcool para diminuir os edemas e cólicas.
Estudos indicam que o exercício aeróbico aumentou o índice de endorfina, associadas ao humor e que mulheres que praticam regularmente atividade física (principalmente aeróbico) apresentaram menos sintomas dessa síndrome, comparadas as que fazem exercícios anaeróbicos.
Portanto vale a pena investir nesse tratamento: Uma boa alimentação (rica em frutas, verduras, legumes, fibras, carboidrato integral) e pratica regular de atividade física.

Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia

Referência Bibliográfica:
Chemin, S.da S; Mura, P.D.J.Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Roca,2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário