segunda-feira, 14 de março de 2011

Aeróbico x Anaeróbico



Existem diversos debates sobre qual tipo de exercício físico traz mais benefícios à saúde, os aeróbicos ou os anaeróbicos. O primeiro caso tem esse nome pelo uso e oxigênio durante o processo de geração de energia aos músculos. Já o anaeróbico, independe de oxigênio para prover energia, pois são exercícios de alta intensidade e curta duração. Mas indo diretamente aos fatos, apresentaremos as principais vantagens de cada um deles.

Exercícios Aeróbicos:

-Promove uma maior eficiência cardíaca, resultando na necessidade de menos contrações por minuto, preservando o órgão.

-Melhora a saúde mental, liberando endorfinas que possuem características analgésicas, além de combater o estresse, depressão e ansiedade.

-Fortalece o sistema imunológico, se praticado de forma contínua e dentro dos limites pessoais.

-Previnem uma série de doenças como: doenças cardíacas, AVC, hipertensão arterial, diabetes e alguns tipos de câncer.

Exercícios Anaeróbicos:

-Desenvolve força e tônus muscular.

-Promove emagrecimento, por mais que os exercícios aeróbicos sejam os mais associados a perda de peso, o anaeróbico tem uma resposta muito positiva. Resulta no aumento de massa muscular, o que eleva o gasto de energia basal.

-Melhora a aparência física.

-Fortalecimento das articulações.

Cada um dos tipos de exercícios possui suas próprias vantagens, é importante procurar a atividade que mais se identifique com suas características pessoais, de nada vale começar algo que não agrade e em pouco tempo abandonar o programa de exercícios. O importante é manter a constancia e regularidade.

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko

Fernandez AC, Mello MT, Tufik S, Castro PM, Fisberg M. Influência do treinamento aeróbio e anaeróbio na massa de gordura corporal de adolescentes obesos. Rev Bras Med Esporte. 2004; 10 (3): 152-8.

2 comentários:

  1. qual e mas recomendada para os adolescentes

    ResponderExcluir
  2. Efeito do exercício sobre o crescimento e desenvolvimento- No período da adolescência ocorre um importante aumento na mineralização, na densidade e na massa óssea. É de senso comum na literatura de que o exercício físico regular auxilia este processo, embora ainda não especifiquem a intensidade, a freqüência, o tipo de exercício e a duração que promove tal aumento da massa óssea.
    Os exercícios aeróbios, caracterizam-se pela utilização de lipídios como fonte de produção de energia durante o exercício, mas também utilizam os carboidratos. A intensidade do exercício determina o substrato a ser utilizado, gorduras ou carboidratos. Quanto menor for a intensidade do exercício, maior a porcentagem de utilização de gordura, e quanto maior a intensidade, maior a utilização de carboidratos
    Os exercícios anaeróbios também têm sua importância na promoção de saúde. As atividades que visam o treinamento de força, como por exemplo a musculação, mobilizam os carboidratos como fonte de energia durante o exercício, mantêm o metabolismo de repouso elevado por um tempo mais longo, aumentando também a massa corporal magra, mantendo o metabolismo de repouso elevado vinte e quatro horas por dia, representando um gasto energético que contribui para o equilíbrio calórico negativo
    Por fim, é pertinente ressaltar a importância da prática do exercício físico de forma orientada, com programas estruturados e acompanhados por profissionais habilitados, para que realmente o objetivo do treinamento seja alcançado, e, consequentemente, possam ter um impacto positivo no crescimento e desenvolvimento do adolescente, possibilitando a promoção da socialização, da motricidade, do auto-conhecimento corporal, da melhora da auto-estima e do auxilio na prevenção da obesidade e de outras doenças crônico-degenerativas.

    ResponderExcluir