segunda-feira, 14 de março de 2011

Dieta Mediterrânea








É um regime alimentar de origem européia ,mas tem sido muito utilizada na Ásia também ,é muito associada na prevenção da síndrome metabólica que é o conjunto de fatores associados como:obesidade,hipertensão arterial, dislipidemia e alterações no metabolismo da glicose ,entre outros que podem desencadear uma série de doenças cardiovasculares . Esse tipo de alimentação é composta em abundância por alimentos como as frutas frescas, vegetais, pão e outros cereais, batata, feijão, nozes e sementes, alimentos pouco processados e de produção local, sobremesas típicas e doces concentrados em açúcar ou mel são consumidos poucas vezes na semana.

O  azeite de oliva é a principal fonte de gordura , peixe,carne e frango são consumidos em quantidades pequenas e moderadas,e os laticínios, principalmente queijo e iogurte são consumidos em quantidades reduzidas; o consumo de ovos é de até quatro vezes na semana e o vinho é consumido moderadamente nas refeições .

Entre outros alimentos que compõem essa dieta:  Maçãs, tomates, alho, canola, cereais pouco moídos, nozes, sementes e, principalmente, o azeite são alguns dos principais , que beneficiam  o cérebro, prevenindo o declínio das funções cognitivas relacionadas à idade ou às doenças degenerativas.Por essa e outras razões essa dieta é conhecida como uma promotora da longevidade.

A principal diferença entre a dieta mediterrânea e a nossa está no baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces (ricos em gordura e açúcar).


Bruna Naves de Andrade



Referências Bibliográficas:

American Heart Association. Diagnosis and management of the metabolic syndrome. An American Heart Association/ National Heart Lung, and Blood Institute/ Scientific Statement. Circulation 2005;112:2735-52.


http://www.unicamp.br/nepa/arquivo_san/Dieta_Mediterranea_inconsistencias_ao_se_preconizar_modelos_de_dieta.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário