quinta-feira, 31 de março de 2011

Azeite de oliva e soja nas Doenças Cardiovasculares



A doença cardiovascular (DCV) é uma das principais causas de morte do século XX e muitas vezes, está associada a doenças crônicas como dislipidemias, obesidade e  hábitos alimentares inadequado, tabagismo e sedentarismo.
Estudos demonstraram que alimentação rica em vegetais podem contribuir na redução de DCV. Os alimentos funcionais como o azeite de oliva e a soja  também podem ser uma opção, uma vez que contém componentes que contribuem para o bem-estar, prevenindo de  doenças degenerativas.
O azeite de oliva contém ácidos graxos monoinsaturados e o principal componente é o ácido oléico, da família do W-3. Além disso, é composto pelo hidrocarboneto esteroidal  que auxiliam na excreção de toxinas;  beta sistoterol que atua na  redução do colesterol e prevenção contra o câncer; ficocianina, possui propriedades antioxidantes, assim, estimula o sistema imune por inibir a formação de radicais livres.
Já a soja contém isoflavonas que age como antioxidante na prevenção da aterosclerose; fibras solúveis e proteínas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares pelo efeito hipocolesterolêmicos. Para mais informações ver os benefícios da soja postado em:
Dica: para diminuir o risco substitua alimentos que possuem gordura saturada por monoinsaturada que, consequentemente haverá  redução da pressão arterial em pacientes hipertensos , redução do colesterol total e triglicerídeos e aumento do HDL.

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko
Referência Bibliográfica:
ALVES, G.L.; CORREA, M.M.; SOUSA, C.V.C.C. Alimentos Funcionais que contribuem para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares: azeite de oliva e soja. Revista Nutrição em pauta.V.18,   n.105, Nov.Dez.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário