sábado, 18 de maio de 2013

Suplementação de Bicarbonato de Sódio em Atletas



O bicarbonato de sódio é reconhecido como uma substância “tamponizante” do ácido láctico produzido durante o esforço físico. Esta substância promove uma maior capacidade de resistência ao aparecimento de fadiga pela influência no equilíbrio ácido-base intra e extra celular, mantendo os níveis de pH dentro de valores adequados durante o exercício.

Durante o exercício há um aumento da captação de O2 e consequentemente maior produção de CO2 em função do aumento da ventilação pulmonar. Quanto maior a intensidade do exercício, maior a contribuição da glicose como substrato energético e a produção de CO2 pode exceder a 5000 ml/min. Contudo altas taxas de glicólise levam à um acúmulo de ácido láctico no sangue associado à um aumento da concentração dos íons H+  na célula (excedendo 300 a 400 nmol/L), reduzindo o pH do meio intracelular o que ocasionaria a inativação de enzimas e conseqüente fadiga periférica.

A fadiga esta associada com esforços de alta intensidade durante um período de 30 segundos a 3 minutos, no qual há grande acúmulo de ácido láctico no sangue ou depleção de ATP e fosfocreatina. A alta concentração de H+, dissociados do ácido láctico, inibe a atividade de enzimas como a fosfofrutoquinase e fosforilase que são críticas para regulação da glicólise e ressíntese de ATP. A falta de ATP se torna um fator limitante para a contração muscular, assim como a redução de pH diminui a  capacidade de ligação do cálcio com a troponina, necessária para a formação do complexo actina-miosina na contração muscular.

As dosagens de Bicarbonato de sódio mais comuns utilizadas nos estudos estão entre 0,2 g/kg a 0,3 g/kg, mas também há relatos de dosagens mais altas, porém causando sérios distúrbios gastrointestinais, principalmente em se tratando de dosagens agudas. As dosagens de 0,3 g/kg promovem efeitos positivos mais significativos, ou seja maior capacidade de tamponamento do ácido láctico sanguíneo em comparação às dosagens de 0,15 e 0,2 g/kg.

O efeito ergogênico da suplementação de bicarbonato é susceptível a algumas variáveis como dosagens, tipos e intensidades dos exercícios praticados, contudo Someren et al., argumentam que em exercícios anaeróbios o estresse máximo da via glicolítica ocorre por volta dos 2 minutos de atividade (déficit máximo de oxigênio acumulado), logo este seria o momento em que ocorreria uma produção aguda de ácido láctico com aumento da capacidade do sistema tampão. Esses autores fizeram um estudo com suplementação de citrato, pois este metaboliza-se à bicarbonato e causa menos distúrbios gastrointestinais e sugeriram que para obter um efeito ergogênico significativo da suplementação de citrato ou bicarbonato esta deve ser feita em caso de exercícios que se aproximem ou excedam 2 minutos.

Ciclistas competitivas suplementadas com 0,3 g/kg de bicarbonato 2 horas antes de um teste de exercício intermitente até a exaustão em altitude de 2800 m, também não apresentaram melhora de desempenho. O protocolo do estudo baseava-se em intervalos que consistiam de 1 minuto de trabalho intenso a 95 % do VO2 máx seguido de 1 minuto de recuperação pedalando a 60 W. A performance foi medida através do número de intervalos completados pelas ciclistas. Em maiores altitudes a pressão parcial de oxigênio é menor e consequentemente a saturação de hemoglobina diminui, havendo um maior estímulo à ventilação pulmonar.

Embora a suplementação de bicarbonato seja mais indicada para exercícios intermitentes, existem alguns estudos que relatam os seus efeitos em exercícios de endurance.


Postado por: Thais Cristina Soares Silva

Referências:
MENDES, NM; Efeito Ergogénico da Suplementação de Bicarbonato de Sódio em atletas de alto Rendimento. Monografia Faculdade de desporto. Porto 2009
GOMES, MR; Relação de alguns suplementos nutricionais e desempenho físico. Laboratório de Nutrição. Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. ALAN v.50 n.4 Caracas dic. 2000

11 comentários:

  1. Boa tarde, Para usar bicarbonato ou citrato de sódio numa Maratona, 42km qual seria a dosagem ideal e principalmente como tomar, no dia anterior, logo antes da prova, etc.

    ResponderExcluir
  2. Foi excelente os resultados com meus pacientes. Tiros de dois minutos 10x. Um minuto recuperação. Show!

    ResponderExcluir
  3. Olá,bom dia!
    A suplementação de bicarbonato é indicada para exercícios de alta intensidade e curta duração, como por exemplo, uma corrida de 100 metros rasos, esse tipo de exercício usa como fonte de energia a via anaeróbia, que não utiliza oxigênio e por sua vez ela produz ácido láctico, que tem o ph que as células musculares não toleram por ser muito ácido, o bicarbonato de sódio nesse caso, equilibra o ph muscular por ser alcalino, diminuindo assim a fadiga muscular e auxilia no desempenho do exercício. Já para exercícios de longa duração e baixa intensidade, como a maratona de 42 km, a fonte de energia utilizada é por via aeróbia, que usa oxigênio e por sua vez não acumula grandes quantidades de ácido láctico, consequentemente não altera o ph, sendo assim, não há necessidade de suplementar o bicarbonato de sódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Clinica Desportiva, pela Informação, mas no ciclismo, onde frequentemente se está no limite, zona 5 , 97% a 100% da Frequência cardíaca e durante muito tempo, com reduções de intensidade e novamente elevada intensidade, o Bicarbonato do Sódio enquadra-se ou não?

      Excluir
  4. Se a suplementação de bicarbonato está indicado para exercicios de alta intensidade com duração entre 30' e 3 min, creio de um atleta de 100 metros rasos, que comumente finaliza a prova em cerca de 10 seg. não aproveitaria tanto os beneficios da suplementação com agente tamponantes. Qual sua opinião a respeito?
    Obrigado! Att. João Marachini.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde sou ciclista e participo de competição de 12 hs, qual seria a recomendação pra mim é alguns treinos de 4 hs numa intensidade alta

    ResponderExcluir
  6. Provas de Crossfit que são de alta intensidade, algumas várias de 4,8 e 12min. Você indica o consumo? Em competições onde tem 4 provas nós mesmo dia. Provas de no máximo 8 min e intervalo de 2 a 3h de uma para outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcel , bom dia !
      Sim , a recomendação é que você suplemente 90 min antes do inicio das competições de 100 a 150mg/kg.

      Excluir
    2. No meu caso que pedalo para eliminar peso, é indicado faço em torno de 3 horas com paradas para hidratação é indicado e qual seria a quantidade e momento para tomar.

      Excluir
  7. O uso de bicarbonato é considerado doping?

    ResponderExcluir
  8. O uso de bicarbonato é considerado doping?

    ResponderExcluir