segunda-feira, 20 de maio de 2013

ANEMIA CAUSADA PELO ESPORTE...




A expressão “anemia causada pela prática esportiva” é usada para descrever um possível efeito do treinamento na diminuição concentrações de hemoglobina em comparação à população em geral (12 g/ dl para mulheres e 13 g/dl para homens), com maior incidência entre atletas de prova de resistência como corrida, ironman, triatlon, maratonas, cross country, ciclismo, corridas de aventura.
Os exercícios agudos e vigorosos reduzem o volume plasmático em 10 a 20% por três vias.
  1. Com o aumento da pressão sanguínea aumenta a compressão muscular sobre as vênulas, que por sua vez, aumentam a pressão dos líquidos dentro dos capilares para ativar a musculatura.

  1. Na formação de ácido lático e outros metabólitos nos músculos, aumentam a pressão osmótica dos tecidos.

Para saber se essa baixa concentração de hemoglobina é a causada pelo exercício ou deficiência de ferro, é importante outras análises clínicas e nutricional. Além disso, o único meio de se certificar de que a concentração limítrofe de hemoglobina em um indivíduo seja realmente anemia verdadeira, é comparando-a com o valor normal (mínimo) dessa pessoa (EICHNER, 1996).

Portanto, aparentemente, esse aumento no plasma sanguíneo é uma adaptação benéfica ao exercício aeróbico, pois apesar do atleta ter uma maior quantidade de sangue, este apresenta baixa viscosidade, ajudando no transporte de oxigênio à musculatura (RIETJENS ET AL, 2002).

Postado por: Jéssica Bueno e Karina Souza
Referências: RG Nutri - Identidade em Nutrição. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário