quinta-feira, 17 de março de 2011

Condimentos que tiram o sal do seu prato


Já se sabe que o excesso de sal na alimentação, traz uma série de riscos a saúde, mas também agrega sabor aos alimentos. Os brasileiros têm a mania de usar o saleiro à mesa, e adicionar ao alimento uma dose extra de sódio, que o limite é de
Mas existe uma maneira de diminuir o consumo desse mineral, sem perder a palatabilidade. Existem temperos e condimentos naturais, que além de reduzir o teor de sal necessário, ainda conferem sabor, aroma e boa aparência aos alimentos. Podemos citar alguns exemplos como:
Alho e cebola- Já bem incorporados a nossa tradição, contribuem para o controle do colesterol e diminuem o risco de trombose e alguns tipos de câncer.
Sálvia- Essa planta era utilizada medicinalmente por sua ação anti-inflamatória e ajuda a digestão. Fica muito agradável com massas e aves.
Manjeiricão- Reforça o sistema cardiovascular e é um ótimo anti-gripal. É usado na cozinha para complementar molhos vermelhos, tortas e saladas.
Alecrim- Um tempero suave, confere sabor delicado a peixes, arroz e sopas. Previne doenças dos rins, retina, e catarata.
Pimenta- O sabor ardido que sentimos na pimenta, é causado por uma substancia chama capsaicina, um anti-oxidante de poder curativo. Também é uma substancia termogênica, que auxilia na redução de peso.
Coentro- Folhas e sementes são ricas em ferro e vitamina C, alivia a digestão e tem poder calmante.
Estragão- Apesar de não ser muito conhecido, é facilmente encontrado em lojas de temperos, um sabor diferente, levemente adocicado. Alivia cólica menstrual e auxilia a digestão.
Açafrão- Possui sabor leve, mas garante a cor dos seus pratos. Muito utilizado na culinária mediterrânea, contém propriedades antioxidantes.
Tomilho- Previne distúrbios intestinais, além de ser muito bonito, com folhas em formato de coração e pequenas flores, uma boa pedida para a decoração.
Gengibre- Sabor exótico, ao mesmo tempo picante e adocidado, é muito versátil, pode ser usado tanto em doces quanto salgados. É termogênico e alivia dores de cabeça e náuseas.
Usando os temperos com freqüência, pode-se resolver o problema da monotonia da dieta, inovar em cor, sabor, aroma e aparência. Estimulando todos seus sentidos.
Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko
Referencia bibliográfica: ARAÚJO, Núbia Pereira de. Valorização das dietas hipossódicas: nutrição e gastronomia. 2006. 47 f. Monografia (Especialização em Qualidade em Alimentos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário