quarta-feira, 23 de março de 2011

Ergogênicos Nutricionais



Por ergogênico se entende o meio ou meios de melhorar o rendimento de atletas ou mesmo praticante de atividade física. Segundo Willians & Branch ergogênico é a substância ou artifícios que se utiliza para melhorar o desempenho.  Os suplementos atualmente são utilizados com essa finalidade, de aumentar a performance, potência física e força mental, prevenindo ou retardando a fadiga.

São classificados em cinco categorias de ajuda: - nutricional; farmacológica; fisiológica; psicológica e biomecânica-mecânica. Vamos tratar aqui apenas da nutricional, essa categoria de ergogênico serve para aumentar tecido muscular, ganho de energia e força muscular. Uma alimentação adequada é imprescindível para o atendimento dessas necessidades e atingir a performance ótima no esporte. Na deficiência de determinado nutriente o desempenho será prejudicado pela ineficácia na produção de energia no exercício.

Os suplementos são substâncias (vit. e/ou minerais) isolados ou combinados entre si para complementar as deficiências da dieta de um indivíduo saudável, há a necessidade de ser um consumo muito bem orientado já que algumas substâncias têm a venda proibida no país e ainda assim se encontra no mercado para compra e principalmente quanto às dosagens que se elevadas podem acarretar sérios danos à saúde hepática, renal ou cardíaca.
Aí está  o problema do uso indiscriminado e muitas vezes disseminado em ambientes de academia. Mais uma vez se mostra a importância de uma boa orientação por parte de um profissional capacitado.

Postado por: Vitória Régia

Referência:
Macronutrientes e Suplementação – Livro: Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte – Biesek,S.;  Alves, L. A.; Guerra,I. – Ed. Manole – 1ª.ed., SP,2005

Um comentário: