quarta-feira, 23 de março de 2011

Educação Nutricional no Atletismo



























Uma alimentação adequada é necessária para suprir a demanda energética requerida pelo exercício tanto para esportistas como para atletas. Porém, muito mais do que o rendimento no esporte, o conhecimento sobre nutrição para prevenção de doenças é fundamental para ambas as populações.

A educação nutricional tem o intuito de aumentar o conhecimento nutricional da população e conseqüentemente, melhorar seus hábitos alimentares. Um estudo realizado na cidade de São Paulo, no ano de 2008, analisou o conhecimento de atletas amadores e profissionais de Atletismo sobre Nutrição. 

Foram coletados dados dos entrevistados como: tempo de inclusão no esporte, escolaridade e idade  e a avaliação antropométrica que consistiu de índices de aferição de peso e altura . 

Após essa coleta foram considerados aqueles que tinham  algum conhecimento sobre Educação Nutricional.E assim pode-se concluir que  atletas profissionais e amadores de atletismo apresentam  um conhecimento moderado sobre Nutrição.
O que é essencial para garantir não só uma boa performance ,como o controle de doenças que podem ocasionar a interrupção da prática esportiva.

Referências bibliográficas:
1-Blair SN,, LaMonte MJ, Nichaman MZ. The evolution of physical activity recommendations: how much is enough? Am J Clin Nutr 2004; 79: 913S-20S.
2- Freitas ECB, Alvarenga MS, Scagliusi FB. Avaliação do conhecimento nutricional e freqüência de ingestão de grupos alimentares em vegetarianos e não vegetarianos. Rev Bras Nutr Clin 2006; 21: 267-72.






Bruna Naves de Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário