quinta-feira, 24 de março de 2011

Micronutrientes e Natação



Embora não haja recomendações específicas para atletas de diferentes modalidades, minerais de cálcio e ferro devem receber devida atenção, ainda mais em se tratando de atletas adolescentes do sexo feminino, devido comprometimento na densidade óssea. Pesquisas já demonstraram estar inadequada a ingestão de cálcio por parte de nadadores adolescentes, o que pode contribuir para diminuição progressiva de massa óssea – Clarkson & Haymes.
O ferro é outro nutriente que merece importância, pois é indispensável para a prática da atividade física por transportar oxigênio no sangue (hemoglobina) e no músculo (mioglobina), faz parte de inúmeras enzimas e participa de processos oxidativos e proliferação celular. Estudiosos e autores internacionais verificaram inadequação na ingestão do nutriente em atletas nadadores, o mesmo não ocorreu em estudos com atletas nacionais.
Zinco- tem papel no rendimento atlético; participa da síntese de ácido nucléico (material genético) e de proteína; diferenciação celular; regulação em aspectos do metabolismo hormonal, incluindo da produção, estoque e secreção da insulina; interfere no metabolismo lipídico (gordura); regula a eliminação celular do dióxido de carbono. Contudo, verificou-se consumo de zinco superior à recomendação tanto em nadadores brasileiros quanto de outros países.
Magnésio –  papel na manutenção e aumento da massa óssea envolvido em mais de 300 reações enzimáticas, e também função reguladora da estabilidade das membranas, importante na contração muscular. Adolescentes tendem a apresentar hábitos alimentares irregulares (fast foods, salgadinhos, refrigerantes e doces), o que pode comprometer o consumo de micronutrientes, responsável  pela deficiência (não tão relevantes) de vitaminas e minerais. Aí entra a suplementação sem orientação profissional.
Pesquisas sugerem atenção à suplementação de vitaminas e minerais por não apresentarem nenhum benefício no aumento do desempenho comparado a atletas que ingerem dietas adequadas. E ainda sobre o excesso no consumo. Para resolver essa questão nada melhor do que procurar um profissional capacitado na área.

Postado por: Vitória Régia


Referência:
Micronutrientes e Suplementação – Livro: Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte Biesek, S.;  Alves, L. A.; Guerra,I. – Ed. Manole – 1ª.ed., SP,2005 

Nenhum comentário:

Postar um comentário