quinta-feira, 24 de março de 2011

Malodextrina é um carboidrato simples ou complexo?

Primeiramente vamos deixar claro o conceito de índice glicêmico (I.G.), para conseguir evoluir a explicação sobre a maltodextrina. O IG é a classificação que diferencia os diferentes tipos de carboidrato de acordo com a velocidade que a glicose leva ate alcançar corrente sanguínea. Quanto maior o índice glicêmico, mais rápido ele chega a corrente.
A maltodextrina é um carboidrato proveniente da conversão enzimática do amido do milho. É um hidrato de carbono complexo, entretanto de alto índice glicêmico, diferente do que muita gente pensa. É constituída por polímeros e  sua cadeia pode ser formada por 3 a 9 moléculas de glicose, apesar das ligações serem a mesma do amido, esse é formado por 2 tipos de estrutura combinadas em cadeias de centenas ou milhares de moleculas de glicose.
O que leva as pessoas a pensar que o índice glicêmico da maltodextrina é baixo, é o fato dela não ser um monosacarídeo, ou seja, tendo mais de uma molécula de glicose, teria uma absorção e atividade fisiológica mais lenta. Entretanto por ter uma ligação carbônica fraca e nenhum tipo de ramificação, se comporta de modo muito semelhante a dextrose, que leva de 5 a 7 minutos para o pico, enquanto a malto levaria de 12 a 15.
Conclui-se que a maltodextrina se comporta como a própria dextrose, que é uma glicose simples, no que se diz respeito a índice glicêmico. Ou seja, não é um carboidrato indicado para constituir a maior parte da sua dieta, nesse caso deve-se usar carboidratos de fontes como arroz, aveia, macarrão e batata. A maltodextrina deve ser usada em exercícios de longa duração ou para reposição dos estoques de glicogênio muscular.

Postado por: Felipe Monteiro Vazami e Lilian Taeko

Referências Bibliograficas:
Utter, A. C. et al. Carbohydrate supplementation and perceived exertion during resistance exercise. J. Strenght Cond. Res., v.19, n.4, p.939-43, nov.2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário