quinta-feira, 24 de março de 2011

Prevalência de Síndrome metabólica em Praticantes Amadores de Futebol


Um estudo realizado na Paraíba, composto de dados como circunferência da cintura, pressão arterial, peso, altura, exames laboratoriais como o hemograma,  e a curva glicêmica. Com o objetivo de  investigar os hábitos de lazer e saúde de indivíduos que se reúnem aos fins de semanas para praticar atividade física ,como o Futebol.Correlacionaram os hábitos alimentares dos indivíduos estudados  a  baixa freqüência esportiva.

E os futebolistas que participaram desta pesquisa apresentaram prevalência de sobrepeso  e obesidade em seu estado nutricional. A baixa freqüência de prática esportiva  leva esses indivíduos ao desenvolvimento de distúrbios nutricionais como a Síndrome metabólica que é uma representação clínica da  associação, num mesmo indivíduo, de diabetes mellitus tipo 2, ou intolerância à glicose, hipertensão arterial, dislipidemia e obesidade abdominal.




Com o intuito de minimizar e prevenir os efeitos do excesso de peso, órgãos e sociedades de saúde vêm  indicando a atividade física como importante componente de prevenção de doenças cardiovasculares.


A atividade física é um componente protetor para várias doenças crônicas não transmissíveis. Entretanto, mesmo populações com histórico habitual de prática esportiva podem estar expostas aos padrões de desequilíbrio nutricional, levando ao excesso de peso; essa condição pode estar ligada ao  descuido de outros comportamentos do estilo de vida.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



1. Zimmet P, Boyko EJ, Collier GR, Courten M. Etiology of the metabolic syndrome: potential role of insulin resistance, leptin resistance, and other players. Ann NY Acad Sci 1999;892:25-44

2. Wilson PW, D Agostino RB, Parise H, Sullivan L, Meigs JB. Metabolic syndrome as a precursor of cardiovascular disease and type 2 diabetes mellitus. Circulation 2005;112:3066-72.



Bruna Naves de Andrade 











Nenhum comentário:

Postar um comentário