sexta-feira, 25 de março de 2011

O Poder dos Adoçantes


A falta de informação leva a população ao uso de produtos dietéticos de forma desenfreada. Há muitas substâncias com poder adoçante e praticamente sem caloria para indivíduos com necessidades específicas, mas muitos consomem esses produtos sem nenhuma orientação, o que pode ocasionar um risco para muitos e sem que eles saibam.

Existem realmente diversas substâncias como por exemplo, a sacarina, o ciclamato e aspartame que servem para substituir o açúcar (sacarose), contudo gestantes devem evitar o uso da sacarina, uma vez que esse edulcorante atravessa a barreira placentária e permite contato com o feto, embora não seja nocivo nessas condições o uso da sacarina é desaconselhável nessa fase da vida.

O ciclamato é associado à sacarina com a finalidade de aumentar o poder de adoçante. Nos EUA, o órgão competente, o National Research Council mostrou por meio de estudos epidemiológicos ausência de efeitos teratogênicos, mutagênicos e oncogênicos do ciclamato. Já a National Academy of Sciences deixa dúvidas sobre efeitos carcinogênicos da associação do ciclamato com a sacarina. Já o aspartame pode ser tóxico para indivíduos portadores da fenilcetonúria, pois um de seus metabólitos é a fenilalanina, os outros dois são o ácido aspártico e o metanol, no qual pessoas sensíveis a essas substâncias devem evitar, pois é tóxico para elas.

O que se sabe é que o uso isolado de cada substância, em quantidades elevadas produz efeitos químicos e funcionais no sistema nervoso central. Estudos indicam que essas altas quantidades que causam malefícios são inviáveis de serem alcançadas no consumo humano. Mas o importante mesmo é saber que essas substâncias que contém bem pouca caloria e alto poder adoçante servem para auxiliar indivíduos com necessidades específicas, um exemplo são os portadores de diabetes que utilizam produtos diet.

Postado por : Vitória Régia

Livro: Krause alimentos, nutrição & dietorerapia - 10a. ed. - São Paulo: Roca, 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário