terça-feira, 29 de março de 2011

Hidratação no esporte







A perda hídrica provocada pelo suor resultante do exercício, especialmente realizado em ambientes quentes, pode levar à desidratação, alterar o equilíbrio hidroeletrolítico, dificultar a termorregulação o que pode representar um risco para a saúde e provocar uma diminuição no desempenho esportivo.
Uma má hidratação durante uma maratona, por exemplo, pode levar o individuo a morte. Por isso, beber líquidos antes, durante e depois dos exercícios é essencial.  Além disso, melhora as funções cardiovasculares e a termoregulação.
No entanto existem alguns fatores limitantes para o consumo de água pura. Um deles é a hiper-hidratação; este fator só torna-se problema quando não se tem uma reposição de eletrólitos que podem ser conseguidos pela alimentação adequada, quando essa reposição é deficiente e se consome muita água antes de uma competição ou atividade, provocamos uma diluição excessiva dos líquidos corporais podendo provocar distúrbios fisiológicos graves, que tem reflexo direto no desempenho, portanto é de profunda importância obter uma hidratação segura.

Alguns estudos no entanto analisaram o desempenho físico de atletas que faziam ingestão de água antes,durante e depois de um evento esportivo. E muitos desse individuos relataram que a ingestão de grandes volumes de líquidos antes de um evento esportivo, leva a um desconforto gastrointestinal, que inclui vômitos, se a velocidade de esvaziamento gástrico não for rápida. Para a maior parte dos atletas, a ingestão de 250 a 500 ml de água ou de uma solução moderadamente concentrada, (5 a 7%) de carboidratos e eletrólitos, 20 min. antes dos exercícios é bem tolerada.
Dois fatores são determinantes na escolha de bebidas o sabor porque pode influenciar mais vontade de ingestão ,aumentando a hidratação e a temperaruta da bebida pois se a bebida  estiver quente ,ela pode torna-se intolerável.  

 É  muito importante que  atletas recebam não só orientação sobre a importância da hidratação para a perfomance fisica,bem como informações sobre a melhor maneira de se hidratar,e os riscos da desidração para o seu desempenho esportivo. 























Referências bibliográficas:



http://www.gssi.com.br/artigo/57/sse






Bruna Naves de Andrade







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário