terça-feira, 29 de março de 2011

Você valoriza sua mastigação?


Comer devagar é muito mais importante do que você imaginava. Mastigar bem os alimentos ajuda na quebra mecânica, além de estimular o corpo a produzir mais enzimas digestivas, comer muito depressa pode resultar na digestão incompleta dos alimentos, ou seja, menor absorção de nutrientes.
De acordo com pesquisa feita no Japão, a velocidade que as pessoas se alimentam pode influenciar no seu índice de gordura corporal. No estudo foram avaliadas 1700 mulheres, e a velocidade que ela come, IMC e índice de gordura, a pesquisa indicou que quanto mais rápido as mulheres comiam, maior era a taxa de adiposidade corporal.
Outro estudo feito em Nagoya University Graduate School of Medicine, relacionou a velocidade de alimentação, IMC e níveis de glicose no sangue. Além do IMC mais elevado, os pacientes que comiam mais rápido também possuíam os níveis de glicemia mais alto do que o padrão. Altos níveis de insulina, pode acarretar em estoque de gordura.
Pode-se perceber que a mastigação tem influencia na composição corporal, além disso uma refeição feita em um lugar tranqüilo, com tempo para mastigar e sentir o sabor dos alimentos, promovera mais saciedade e satisfação.

Postado por:
Felipe Vazami e Lilian Taeko

Referências Bibliográficas:

R. Otsuka et al., “Eating fast leads to insulin resistance: Findings in middle-aged Japanese men and women,” Preventive Medicine, 46(2):154-59, 2008; S. Sasaki et al., “Self-reported rate of eating correlates with body mass index in 18-year-old Japanese women,” International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders, 27(11):1405-10, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário