terça-feira, 22 de março de 2011

A Importância do cálcio na alimentação.



O cálcio é um mineral indispensável ao bom funcionamento do organismo, porém não é produzido pelo mesmo e somente é adquirido através da ingestão diária de alimentos que o contém, porém a grande maioria da população não ingere quantidades suficientes deste mineral, sendo necessária uma suplementação deste após uma avaliação nutricional.Considerado essencial em uma alimentação saudável, o cálcio atua na composição dos ossos e dentes e junto à vitamina K na coagulação do sangue, na regulação da pressão arterial, contribui na prevenção da osteoporose. Além disso, também é importante na condução dos impulsos nervosos, na contração do coração e na secreção hormonal.

O cálcio está presente em alimentos como: leite, derivados lácteos, peixes, feijão , vegetais verde escuro como alface,agrião ,etc.

Alguns fatores podem diminuir a absorção do cálcio como por exemplo:

-As fibras e os ácidos graxos saturados de cadeia longa ligam-se ao cálcio e formam os complexos insolúveis no lúmen intestinal, dificultando a sua absorção.

-O ácido fítico, encontrado em sementes e vegetais também dificulta a absorção do cálcio, embora seus teores sejam determinados pela quantidade de fósforo do solo em que esses alimentos são cultivados, pois o fitato tem a capacidade de competir com vários minerais, entre eles o cálcio.

As dietas hiperprotéicas influenciam na absorção do cálcio por exercerem efeito diurético sobre esse mineral em conseqüência do metabolismo dos aminoácidos, aumentando assim a excreção de cálcio urinário em 50%. Dessa forma, uma dieta rica em proteínas pode elevar os riscos para a perda de cálcio, principalmente se ela estiver associada à pequena quantidade desse mineral.

Fatores como deficiência de vitamina D (forma ativa), mobilidade gastrointestinal excessiva e estresse mental ou físico tendem também a diminuir a absorção de cálcio e aumentar a sua excreção.

A osteoporose é uma doença que decorre da deficiência de cálcio ,sendo comum no envelhecimento ,e a melhor forma de prevenção é a ingestão recomendada de alimentos rico em cálcio ,visando isso o acompanhamento nutricional é indispensável.





Referências Bibliográficas :


Gasbarrini G, Corazza GR: Intestinal malabsorption and related clinical

syndromes. Ann Ital Med Int 7: 185-188,


Bruna Naves de Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário