quinta-feira, 7 de abril de 2011

Açaí


É uma fruta típica da região Norte do Brasil como Amazonas, Pará, Acre e Amapá e que nos últimos anos sofreu  aumento no consumo sob as formas de sucos, doces, sorvetes , geléias, muitas vezes acompanhados por frutas e outros ingredientes.
Na região de origem é consumida na forma de farinha de mandioca ou tapioca. Na indústria é utilizada na preparação de refrescos e sorvetes.
Estudos relataram que o açaí é rico em proteínas, fibras e lipídeos. Além disso, contém Vitamina C, E, B1 e B2 e alguns minerais como fósforo, ferro e cálcio.
Possui alto valor energético, apresentando cerca de 262 kcal em 100g da polpa e quando passa pelo processo de industrialização, esse valor pode diminuir.

Entretanto, pelo alto valor calórico deve ser consumido com moderação, principalmente as pessoas  que controlam a ingestão de alimentos. Se consumido por praticantes de atividade física antes do treino pode levar a desconforto gastrintestinal e interferir no treino.

Entre os diversos benefícios  destacam-se:
- combate aos radicais livres e  prevenção de certos tipos de câncer
- auxílio no combate ao envelhecimento
- favorece a circulação do sangue e  atua combate ao envelhecimento
- controle do colesterol pela presença de antocianinas;
-  melhora as funções intestinais pelas fibras;
-  combate e prevenção da anemia ferropriva

Para o esporte é um podereso na  reposição energética; combate à fadiga; pode auxiliar no aumento do rendimento em exercícios físicos e  fortalecimento muscular.

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko

Bibliografia

Palácio, V.S.; Sampaio, E.L.; et.al. Valores nutricionais do açaí: uma revisão literária no contexto da nutrição esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário