sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cromo


O cromo é um mineral co-fator de diversas vias metabólicas, sua deficiência pode ser causada por má nutrição ou má absorção intestinal, levando a intolerância a glucose e neuropatias centrais e periféricas. Em muitos casos não há ingestão suficiente desse mineral, tornando a suplementação necessária, a forma mais comum e apresentação é o picolinato de cromo. A liberação eficiente desse mineral age na forma de sensibilização do corpo a ação de insulina, pessoas obesas, possuem uma resistência a insulina devido ao excesso de tecido adiposo, sendo assim foi descoberto que níveis terapêuticos podem ajudar pessoas que sofrem de obesidade a perderem peso.
Pessoas com diabetes tem podem se beneficiar das funções do cromo, pois o mesmo ajuda a estabilizar os níveis de glicemia no sangue. Outro beneficio do mineral é o aumento dos níveis de HDL, lipoproteína que ajuda eliminar o colesterol ruim das artérias. Entretanto deve haver precaução, existe a preocupação de que picolinato de cromo aumente a probabilidade de danos e mutação do DNA, porém isso ainda é tema de debate. Alguns estudos indicam que o picolinato de cromo é seguro até em altas doses. Estudo em ratos mostrou que a suplementação com picolinato de cromo resultou em defeitos no esqueleto.
O mineral pode ser encontrado em carnes, cereais integrais, oleagionosas e leguminosas. No meio esportivo o mineral vem sendo utilizado para aumento de massa muscular e diminuição de gordura corporal.

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko

Bibliografia:
GOMES, M.R.; ROGERO, M.M.; TIRAPEGUI, J. Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v.11, n.5, p.262-266, 2005. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário