segunda-feira, 11 de abril de 2011

LINHAÇA

A linhaça é uma semente oleaginosa que tem sido estudada por seus efeitos benéficos à saúde. É considerada um alimento funcional pelo fato de ser uma fonte natural de fitoquímicos, por conter o ácido graxo α-linolênico essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso central, além de ser uma excelente fonte de fibras solúveis, produzindo efeitos benéficos na melhora do trânsito intestinal. 

Também é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 que garantem a saúde cardiovascular e reduzem o LDL, rica em minerais, vitaminas e um composto chamado lignana que é considerado um poderoso composto anti-cancerígeno.

Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. No Brasil é mais fácil encontrar a linhaça marrom, pois é mais comum em climas tropicais. Este tipo tem o sabor mais acentuado, porém no que diz respeito ao valor nutricional não existem grandes diferenças.

Sua casca possui um mix de proteínas, minerais e vitaminas, com destaque para a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e por este motivo reduz as possibilidades de envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Este alimento ajuda na prevenção de doenças, aumenta as defesas orgânicas e controla as condições físicas e mentais. Devido a sua ação antiinflamatória regenera a mucosa digestiva auxiliando na regulação do intestino. Também é benéfica à pessoas com níveis de stress alto, obesidade ou excesso de peso, triglicérides e colesterol elevados e hipertensão arterial.

Postado por: Suzana Gonçalves

Fonte: ALMEIDA, K.C.L.; BOAVENTURA, G.T.; GUZMAN-SILVA, M.A. A linhaça como fonte de ácido α-linolênico na formação da bainha de mielina. Rev. Nutr.[online]. 2009, vol.22, n.5, pp. 747-754.


Nenhum comentário:

Postar um comentário