terça-feira, 12 de abril de 2011

Cuidando da Saúde dos Ossos

                                                           

Os ossos fortes são adquiridos através da prática de atividade física regular, e da ingestão adequada de cálcio gerando manutenção dos níveis hormonais.
Para manter a saúde dos ossos e minimizar os riscos de uma fratura, uma boa receita é fazer exercícios físicos diversificados acumulativos, principalmente aqueles com peso e com intensidade moderada a vigorosa variando os movimentos, e através da ingestão adequada de cálcio e vitamina D.
Até os 20 anos de idade, o acúmulo de cálcio no esqueleto é de aproximadamente 150 mg por dia, na maturidade a quantidade de cálcio permanece constante, porém em mulheres na menopausa aumenta a renovação e diminui a formação óssea  gerando conseqüentemente a perda de massa óssea. A perda de massa óssea está associada a fraturas em ambos os sexos, mas especialmente em mulheres em período de menopausa.
O risco de desenvolver  osteoporose na vida adulta depende especialmente da massa óssea máxima alcançada na idade jovem e de outros fatores de risco como: idade e sexo, raça, história familiar, fatores dietéticos e hábitos de vida.
Para prevenir a osteoporose, deve-se consumir diariamente alimentos fonte de cálcio como:  leite e derivados, alimentos enriquecidos com cálcio e até mesmo suplementos.

Postado por Denise D. Soares

Fonte:WWW.gssi.com.br
SSE: Cuidando da saúde dos ossos: Impacto da nutrição, dos  exercícios e dos hormônios
Autores: Susan  A.  Bloomfield



Nenhum comentário:

Postar um comentário