terça-feira, 12 de abril de 2011

Uva


 


A uva é um excelente alimento de delicioso paladar, que pode ser consumida fresca, seca sob a forma de passas, ou em suco, além de ser usada no preparo de vinhos e outras bebidas alcoólicas.

Em estudos feitos na Universidade de Harvard nos Estados Unidos, descobriu-se que tomar diariamente meia taça de vinho tinto auxilia na prevenção de doenças cardíacas. Porém, os benefícios são causados pelos flavonóides, pigmentos encontrados na casca da uva vermelha, e não pelo vinho em si.

Os flavonóides aumentam as taxas do colesterol bom, o HDL, e ajudam a inibir a produção de substâncias responsáveis pelo enrijecimento das artérias. Ao tomar um copo de suco de uva vermelha, teremos o mesmo benefício de meia taça de vinho, com a vantagem do suco não ser alcoólico.

Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas. É um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos.
Recentemente foi constatado mais um benefício dessa fruta: suas sementes contêm um composto chamado polifenol, que é eficaz na manutenção da jovialidade da pele. Com isso as sementes passaram a servir de matéria prima para cremes e loções corporais.
As uvas são ricas em carboidratos, apresentando pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornecem boas doses de minerais como o potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.
Em uma porção de 100 gramas de uva são consumidas em média 68 calorias.

Postado por: Suzana Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário