quinta-feira, 14 de abril de 2011

O chocolate e os Efeitos Benéficos para Saúde




Páscoa sem chocolate, fica difícil. Para comer sem culpa, a melhor opção é conhecer um pouco desse alimento e escolher a dose certa para a sua necessidade.

É um alimento elaborado a partir do cacau, um fruto abundante em várias regiões do Brasil. O cacau torrado apresenta um sabor amargo. Para obter o doce sabor são necessárias algumas combinações.

Chocolate ao leite é uma combinação de cacau, leite em pó e açúcar.

Chocolate meio amargo apresenta em sua composição mais cacau e uma menor concentração de açúcar.

Chocolate branco é composto de manteiga de cacau, e não de cacau.

Chocolate diet é ausente de açúcar, mas apresenta um alto teor de gordura e é tão calórico quanto as versões não light.

Em relação à composição nutricional pode-se dizer que é rico em gorduras e carboidratos. Mas o fato de ser rico em gorduras não significa que é rico em colesterol.

Apresenta substâncias funcionais conhecidas por Catequinas e Epicatequinas, poderosos antioxidantes e protetores do sistema cardiovascular.

Os componentes encontrados no cacau, os flavonóides, são responsáveis pela proteção contra doenças cardiovasculares. Os flavonóides encontrados no cacau, que segundo alguns estudos é maior que a quantidade encontrada no chá e no vinho, conferem proteção contra doenças cardiovasculares. Os efeitos dos flavonóides são ainda maiores no chocolate meio-amargo pois o leite, presente em maiores quantidades no chocolate ao leite, pode interferir na absorção intestinal destes.

Também é considerado um alimento estimulante devido à presença da teobromina.

É uma excelente fonte de magnésio --nutriente essencial para a contração muscular e fixação do cálcio no osso.

Do ponto de vista nutricional, o único inconveniente do chocolate é o alto valor energético.

E se sua pergunta é: chocolate pode ser consumido por quem quer emagrecer ou não pretende engordar? A resposta é: depende da quantidade. Um adulto precisa em média de 2.500 kcal por dia e, se começar a comer chocolate o dia todo, irá ultrapassar essa kcal facilmente. Mas se souber dosar, com certeza poderá comer tranqüilamente. Lembrando que seu consumo não deve ultrapassar 25g por dia.




Postado por: Denise D. Soares



Referências Bibliográficas

http://www.nutrociência.com.br

Autor: Silvia de Souza Rolim



http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/

Andréa Galante

Colunista da Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário