segunda-feira, 18 de abril de 2011

Por que Comer Ovo ?


Famoso por ser um alimento rico em proteínas, volta e meia o ovo vira um assunto polêmico e gera muitas discussões. Porém, hoje o ovo já é visto com bons olhos, como uma escolha nutritiva e saudável ( desde que consumido com moderação ), têm algumas vantagens comprovadas inclusive pela Organização Mundial de Saúde.

O ovo é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico ( albumina), ou seja, proteínas com propriedade de síntese protéica em nosso organismo. Além disso, o ovo possui também vitaminas A, D, E, K e vitaminas do complexo B.

O ovo tem ainda outras características que valem ser ressaltadas. Uma delas é conter o ácido fólico, uma importante vitamina para a gestante. A outra é que praticantes de musculação e outras modalidades de esportes também necessitam do equilíbrio nutricional frente ao aumento das necessidades dos nutrientes e conseguem isso consumindo a clara do ovo.

A clara do ovo é rica em proteína de alto valor biológico e tem propriedade na síntese muscular. Mas lembre-se: o importante é o equilíbrio e a forma como o ovo está sendo consumido. A forma como o ovo é preparado pode diminuir a quantidade de colesterol contido na gema. Uma forma simples de preparo e saudável é o ovo frito na água ( ovo pochê ) e cozido. Pois pessoas com colesterol alto precisam controlar melhor o consumo deste alimento. E lembrar que o consumo do ovo não deve ultrapassar três unidades por semana.

Em uma unidade de ovo contém:

70 calorias

6g de proteínas

Ácido fólico e vitamina B12

6g de gorduras, a maior parte insaturada ( gordura boa )

Zero de gorduras trans

Antioxidantes como a luteína e zeaxantina.





Postado por Denise D. Soares

Referência Bibliográfica:

WWW.ovosbrasil.com.br

Autor: Elaine Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário