segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alimentos Coloridos


   Muitos já sabem que os alimentos de origem vegetal são fontes de micronutrientes, as vitaminas e minerais, que oferecerem poucas calorias e muita fibra alimentar. Entretanto, pouco se sabe que além destes benefícios, alimentos coloridos contêm diferentes combinações de substâncias conhecidas como antioxidantes e outros compostos bioativos fundamentais para a saúde.
   Esses alimentos de origem vegetal possuem cores diferentes devido à presença de diferentes pigmentos naturais.  Estes além de tornarem o prato mais colorido, protegem o organismo de algumas disfunções e podem retardar o envelhecimento natural da pele e de tecidos.
   A laranja é associada com a vitamina C e a banana com o potássio, por conterem esses micronutrientes. Porém, na verdade, cada vegetal contém grande variedade de nutrientes e substâncias com funções específicas para a saúde.
   O tomate, por exemplo, contém licopeno, substância que confere a cor vermelha e tem ação antioxidante. Já o espinafre contribui com o antioxidante luteína. Estes antioxidantes atuam na detoxificação dos efeitos deletérios causados pelos radicais livres – moléculas instáveis que ao entrar em contato com o oxigênio podem desestruturar a membrana celular, o que ocasiona o envelhecimento e disfunção de algumas células. O betacaroteno presente na cenoura, manga e abóbora é convertido pelo organismo em vitamina A, que tem como função, entre outras, de influência sobre a manutenção da pele saudável, isso porque a vitamina A participa da divisão e multiplicação das células.
   Sendo assim, fica claro que o consumo de vegetais e frutas de diferentes cores, preparadas de forma atraente e criativa, na forma crua em saladas, refogados, assados, grelhados, em sopas e em sucos podem promover mais benefícios à saúde.
   Fica então como dica a ingestão de alimentos de seis cores diferentes ao dia: verdes, alaranjados, amarelos, vermelhos, roxos e brancos. Que poderá oferecer uma grande variedade de vitaminas e minerais, podendo contribuir para uma alimentação mais saudável.

Postado por: Débora Soares

Referências Bibliográficas:

ANTONACCIO, Cynthia; PAVIN, Gisele. Arco- íris de nutrientes. Revista Muscle In Form. São Paulo, ano 10, ed. 57, 2010.

OLICHON, Brigitte. Cores para uma alimentação saudável. [Internet] Disponível em: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=1327. Acesso em 18 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário