segunda-feira, 18 de abril de 2011

Granola

  A granola é um alimento extremamente versátil e de inúmeras possibilidades de consumo. Saudável e saboroso pode estar acompanhado de leite, iogurte, açaí ou frutas. É uma mistura de ingredientes que não possui regra ou legislação que lhe defina a composição. Assim, o mercado oferece inúmeras opções aos consumidores, compostas com diferentes elementos, em quantidades variadas.
Apresenta em sua composição cereais diversos, castanhas e frutas secas.  De modo geral, o produto contém açúcar, caso contrário é rotulado light. Pode ter também mel ou óleo.
Cereais: cevada, aveia, farelo e gérmen de trigo, flocos de milho, de arroz ou trigo, e ainda linhaça.
Castanhas: castanha-do-pará e castanha de caju.
Frutas secas: uva passa, banana passa ou maçã.

Este alimento contém em sua composição as vitaminas A, B e C, proteínas e ferro. Uma porção de 40 gramas contém 168 calorias.
A granola auxilia no processo digestivo e age na flora bacteriana. Suas fibras solúveis alimentam os microorganismos da flora intestinal, que são benéficos à saúde por produzirem vitaminas do complexo B, que protegem as paredes do cólon e do intestino, e podem evitar câncer e doenças no aparelho digestivo. 
Tem muitos componentes importantes para o equilíbrio do organismo e interfere na saúde e na disposição do indivíduo. Ao regular o intestino, isso também se reflete na pele, que fica com um melhor aspecto. Já os minerais presentes, em especial selênio e zinco, previnem o envelhecimento das células por serem antioxidantes.
Apenas o consumo regular de granola não traz um benefício aparente, pois é preciso que venha acompanhado de uma alimentação equilibrada. O produto interfere uma vez que possui elementos saudáveis, e sua composição de vitaminas e minerais age na defesa do organismo, mas é preciso prestar atenção na dieta por completo.
A granola é contra-indicada a indivíduos alérgicos, em especial ao glúten. Porém, o rótulo informa quando não o contém, e nesse caso não há problemas com o consumo, basta que os alérgicos verifiquem a embalagem. Além disso, o teor de açúcar deve ser reparado por diabéticos. No que se refere à faixa etária, não é indicado a crianças com menos de dois anos e idosos, por exigir uma boa mastigação.
Em uma dieta de emagrecimento não deve ser utilizada, pois é bastante calórica, com alto índice de carboidratos e lipídios. Para quem não apresenta excesso de peso, é um alimento importante ao organismo.
Paralelamente ao consumo da granola, é necessária uma ingestão regular de água, pois, caso contrário, o efeito pode ser de obstipação intestinal.
Uma dosagem de duas colheres de sopa diariamente, para quem não está com sobrepeso e tem uma alimentação equilibrada é uma quantidade adequada.

Postado por: Suzana Gonçalves.

Autor: Ana Lúcia Vendramini

Nenhum comentário:

Postar um comentário