terça-feira, 19 de abril de 2011

Descubra os Benefícios das Fibras


As fibras são carboidratos que não podem ser digeridos. São cadeias de açúcares que não podem ser quebradas pelo sistema digestivo, passando intactas pelos intestinos sem serem absorvidas. Em relação à terminologia, a fibra pode ser crua, vegetal ou alimentar. A fibra crua é o resíduo obtido após o tratamento dos vegetais com álcalis e ácidos. A fibra vegetal está relacionada aos elementos fibrosos da parede da célula vegetal. E a fibra alimentar engloba todo tipo de substância fibrosa ou não, incluindo assim, a celulose, a lignina, a pectina, gomas etc, que possuem ação específica para a saúde.

As fibras são classificadas em dois tipos: Solúveis ou insolúveis em água. Estas diferenças são importantes, pois estão relacionadas ao risco de desenvolver certas doenças.

Fibras solúveis: Aproximadamente um terço das fibras alimentares totais ingeridas com a dieta típica são solúveis. Elas tendem a formar géis em contato com água, aumentando a viscosidade dos alimentos parcialmente digeridos no estômago. As fontes alimentares são: aveia, castanhas e nozes, feijão, ervilha, soja e lentilha, maçã, pêra etc.

Fibras insolúveis: As fibras insolúveis permanecem praticamente intactas através do trato gastrointestinal. As fontes alimentares são: arroz integral, granola e grãos inteiros em geral, cenoura, pepino, abóbora, tomate etc.

Benefícios das fibras na constipação intestinal ou intestino preso: A boa notícia é que o funcionamento do intestino é altamente sensível às fibras. Porém, para as fibras funcionarem é preciso ingerir pelo menos 20 a 30g de fibras por dia e beber bastante água, já que as fibras absorvem o liquido nos intestinos para funcionar.

Benefícios das fibras nas doenças cardiovasculares: As doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no Brasil e são causadas pelo entupimento das artérias por placas de colesterol. As fibras são um fator protetor contra esta patologia. Dietas ricas em fibras reduzem o risco de doença coronariana. Elas também possuem um papel protetor e preventivo contra a síndrome metabólica, que inclui pressão alta, tolerância à glicose, excesso de peso, aumento de triglicérides e redução do HDL colesterol bom.

Benefícios das fibras no diabetes melitus tipo 2: As fibras são benéficas tanto na prevenção quanto no controle do diabetes tipo 2. Pois elas têm um efeito hipoglicêmico pelo retardo do esvaziamento gástrico, diminuindo o tempo do transito intestinal, atrasando a hidrólise do amido e reduzindo a absorção de glicose e, consequentemente, diminuindo o requerimento de insulina.

Benefícios das fibras nas doenças do cólon: Algumas doenças do cólon como constipação, diverticulite e câncer de colo- retal, parecem ser favoravelmente afetadas pelo aumento de fibras na dieta. A fermentação das fibras pelas bactérias colônicas produz um aumento da microbiota à custa da putrefação, diminuindo o número de bactérias que são capazes de produzir produtos cancerígenos a partir do colesterol e dos ácidos biliares. O aumento do volume das fezes produz um aumento do tamanho do lúmen intestinal com a conseqüente diminuição da pressão intraluminal, o que dificulta a possibilidade de formação de divertículos.



Postado por: Denise D. Soares

Referência Bibliográfiaca:

WWW.revistaendorfina.com.br

Autor: Carolina Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário