segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fitosteróis


A margarina foi inicialmente desenvolvida em 1869, como um substituto da manteiga. Atualmente, é um produto de alta tecnologia, com características próprias e muitas variações.

Segundo a legislação brasileira, entende-se por margarina o produto gorduroso em emulsão estável com leite ou seus constituintes ou derivados, e outros ingredientes, destinado à alimentação humana com cheiro e sabor característicos. O creme vegetal é comercializado juntamente com a margarina, porém o consumidor não tem consciência de que há diferença entre os dois produtos. De acordo com a ANVISA, creme vegetal é o alimento em forma de emulsão plástica, cremoso ou líquido, do tipo água/óleo, produzido a partir de óleos e/ou gorduras vegetais comestíveis, água e outros ingredientes.

Atualmente, a atenção dos pesquisadores está voltada ao desenvolvimento de alimentos funcionais, que promovam o bem-estar e a saúde, ao mesmo tempo em que reduzem os riscos de algumas doenças.

Recentemente, fitosteróis e fitostanóis têm sido adicionados a margarinas especiais, que estão comercialmente disponíveis como alimentos funcionais com capacidade de reduzir os níveis de plasmáticos de colesterol total e LDL. Foi provado que seu consumo como parte de uma dieta saudável implica diminuição no risco de doenças cardíacas em 25%. Esta combinação pode até evitar a necessidade de medicamentos para indivíduos com níveis moderadamente altos de colesterol.

Em humanos, há necessidade de no mínimo, 3g/dia de fitoesteróis para redução da colesterolemia, embora as concentrações de HDL-colesterol e triglicérides não se alterem

Em geral, óleos vegetais e produtos derivados de óleos são considerados as fontes naturais mais ricas em esteróis, seguidos pelos cereais e produtos a base de cereais e castanhas.

No organismo, os fitosteróis atuam na diminuição da absorção de colesterol no intestino delgado por um mecanismo de competição, com conseqüente aumento na excreção de colesterol nas fezes. Esta competição ocorre porque a estrutura química dos fitosteróis é semelhante à do colesterol.

O mercado tem se mostrado aberto à introdução de outros tipos de alimentos, que contêm fitosteróis, além das margarinas. Já existem pesquisas sobre a adição de fitosteróis em iogurtes.

Postado por: Suzana Gonçalves

Fontes:
LOTTENBERG, Ana M. P. et al. Eficiência dos Ésteres de Fitoesteróis Alimentares na Redução dos Lípides Plasmáticos em Hipercolesterolêmicos Moderados. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2002, vol.79, n.2, pp. 139-142. 

RODRIGUES, Juliana Neves; MANCINI FILHO, Jorge; TORRES, Rosângela Pavan e GIOIELLI, Luiz Antonio. Caracterização físico-química de creme vegetal enriquecido com ésteres de fitosteróis. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2004, vol.40, n.4, pp. 505-520. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário