terça-feira, 19 de julho de 2011

Achocolatados com cupuaçu ou cacau ?!


O cacau é um dos alimentos altamente energéticos e estimulantes . Foram estudados o  valor nutritivo de achocolatado em pó, e a sua digestibilidade. Foram observados teores de lipídios entre 9 a 23%, dependendo da formulação do achocolatado, e a digestibilidade destes atingiu 90%. As proteínas (19,8%) e os carboidratos (37,9%) apresentaram valores de digestibilidade de 42 e 32%, respectivamente.A concentração de proteína em pó de cacau representa em média 19,8% do peso total, possui baixo valor calórico,ao ser comparado a outros ingredientes usados  com o cacau em pó para a fabricação de produtos alimentícios.
O cupuaçuzeiro é uma das plantas frutíferas de maior importância para a Amazônia, as sementes de cupuaçu e cacau possuem grandes semelhanças, então foram realizadas  pesquisas durante dois dias a fim de analisar tais semelhanças . Foi  formulada uma dieta com pó de cacau e de cupuaçu, para as de cacau houve uma redução no peso  da ordem de 5,5%, a qual diminui até o início do ensaio, o que é considerado comum na mudança de dieta; para as dietas formuladas com pó de cupuaçu foram observados ganho de  peso da ordem de 4,7 e 10,6%, .Isto revela a potencialidade nutricional do cupuaçu quando comparado ao cacau.
 A proteína do cacau contem ampla variedade de aminoácidos e a proteína bruta represente mais ou menos 25% nos sólidos do cacau em pó desengordurado, o cacau não é uma fonte importante de proteínas ,não é uma fonte em destaque ,porém as proteínas do cacau não podem ser desprezadas,  quando são comparados com outros alimentos de origem vegetal
Exemplo  de algumas fontes de proteínas vegetais, o trigo, o milho, o amendoim e o algodão, são limitantes(aminoácidos presentes em quantidades inferiores às necessitadas pelo organismo receptor ou em relação a um padrão de referência ) em lisina, assim como observado no pó de cupuaçu desengordurado. O amendoim, a soja,o feijão, o algodão e os germens de trigo e de milho são deficientes em metionina. O consumo de feijão e arroz  mostra o efeito da complementação das proteínas, pois o valor biológico da mistura é significativamente superior ao de qualquer um dos dois em separado. Pois o feijão é  pobre em metionina e rico em lisina, o arroz é rico em metionina, mas pobre em lisina.
As proteínas do cupuaçu possuem um elevado potencial nutricional, pois possuem valor biológico e composição aminoacídica maiores às do cacau. Os produtos achocolatados participam em quantidades variáveis da dieta normal, especialmente da população infantil, o uso do cupuaçu como substituto do cacau poderia contribuir positivamente para o estado nutricional desses consumidores.
Postado : Clara Igel

Nenhum comentário:

Postar um comentário