quinta-feira, 28 de julho de 2011

Saciedade e os alimentos light

A obesidade é a doença do século, ainda não é de conhecimento a razão dessa doença, se é pelo excesso de ingestão de alimentos calóricos ou se é defeito no gasto energético. Com relação aos alimentos alguns fatores desencadeiam a doença como o consumo de alimentos com elevada densidade energética (grande quantidade de lipídios) assim como baixa ingestão de fibras.

A fim de diminuir a incidência dessa doença os produtos light, de baixo valor calórico, vêm dominado as prateleiras dos supermercados e fazendo parte do cardápio diário da maioria das pessoas , sejam elas com excesso de peso ou que almejam manter o peso corporal. Inúmeras pesquisas vêm sendo realizadas para verificar os parâmetros da ingestão alimentar capaz de induzi a saciação ( processo da alimentação que culmina com o término da ingestão) e a saciedade ( diminuição da fome e a supressão da ingestão de comida na próxima refeição).

Entre os fatores relacionados com a ingestão , a quantidade de alimento consumido tem sido bastante estudado ,tendo em vista  a importância da dieta tanto no desenvolvimento como no controle da obesidade, foi feito uma pesquisa para analisar a influência do volume de iogurte light sobre indivíduos eutróficos e com excesso de peso. Para a pesquisa foi recrutado 20 participantes do sexo masculino com idade entre 18 a 40 anos de idade , sendo 10 eutróficos e com IMC ( índice de massa corporal ) entre 19 a  24,9kg/m2 ( normal ), e 10 indivíduos com excesso de peso, IMC acima de 25kg/m2  . Para a avaliação foi servido iogurte para os participantes primeiro 300ml depois 450 ml em um copo de 500ml e depois 600 ml em dois copos de 300ml , a cada 30 minutos . Quando avaliada a saciedade durante o experimento , essa foi decrescente no decorrer do tempo , ao observar o comportamento dos eutróficos , eles apresentavam menores valores absolutos de saciedade do que os acima do peso.
Quando foi avaliado o efeito do volume do alimento light sobre o desejo por alimentos específicos como salgados, doces, gordurosos e salgadinhos , os resultados mostraram que o desejo dos participante por esses alimentos mostraram que o volume do iogurte light servido não interferiu no apetite para consumir tais alimentos .

 Após o estudo não se observou diferença nas sensações de fome , saciedade e desejo por alimentos específicos ,  o peso corporal não exerceu influência significativa na preferência por alimentos específicos e na ingestão calórica , resultados mostram que o consumo de alimentos de grande volume pode ser efetivo no desencadeamento da saciedade pois alguns autores acreditam que o volume , independente de outras variáveis tais como estado físico e densidade , tem efeito sobre a saciedade e sobre o consumo de energia.

Postado por : Clara Igel

Nenhum comentário:

Postar um comentário