segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Jabuticaba: uma fruta rica em antioxidantes


 

Estudos recentes têm mostrado que o vinho, consumido com moderação, possui efeitos benéficos à saúde humana. Atualmente, há um aumento nas pesquisas de componentes antioxidantes, importantes no combate dos radicais livres que, em excesso no organismo, provocam danos às células podendo levar a doenças como hipertensão, resistência à insulina e diabetes tipo 2.

Os polifenóis são o maior grupo de compostos antioxidantes encontrados nos vegetais. Eles são divididos em classes, de acordo com sua estrutura química. Entre eles estão os flavonóides, responsáveis pela coloração roxa das frutas, que também caracterizam a coloração dos vinhos, que tem ganhado maior espaço no mercado brasileiro.

Um estudo avaliou o poder antioxidante do vinho tinto de jabuticaba e do vinho de uva (tinto e branco).  Os pesquisadores utilizaram amostras de vinho branco e tinto de jabuticaba e vinhos branco e tinto de uva, realizando uma comparação com um antioxidante sintético (BHT). Nos resultados encontrados, o vinho de jabuticaba foi o que apresentou maior poder antioxidante, muito próximo ao do antioxidante sintético. O alto poder antioxidante também se mostrou superior no vinho branco de jabuticaba em relação aos vinhos de uva (branco e tinto).

Apesar dos resultados encontrados, é importante salientar que o estudo avaliou amostras de vinhos de uva obtidas no comércio local, não especificando qual a uva utilizada na fabricação dos vinhos avaliados, o que poderia levar a resultados diferentes. Assim, novos estudos são necessários para confirmar a capacidade antioxidante superior do vinho de jabuticaba em relação aos vinhos de uva.

A jabuticaba é uma fruta ainda pouco estudada e o alto poder antioxidante demonstrado neste estudo sugere a realização de mais pesquisas com esta fruta. 

Postado por: Marcelle Comenale
Fonte: BARROS, J. Â. C.; CAMPOS, R. M. M.; MOREIRA, A. V. B. Antioxidant activity in wines made from jabuticaba and grape.  Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. = J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 35, n. 1, p. 73-83, abr. 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário