quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Maçã ,Fruto Divino



A maçã é um fruto que possui um excelente valor nutritivo. Existem inúmeras variedades no Brasil. Tem boa disponibilidade e é uma das maiores fontes de polifenóis nas dietas ocidentais. Apenas 100g de maçã fresca possuem uma atividade antioxidante equivalente a 1700 mg de vitamina C, além de estudos comprovarem inúmeros benefícios à saúde humana. 

Em sua casca encontramos pectina, que ajuda na redução do colesterol do sangue, além do fruto ser rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo e fibras. 

A fruta tem uso medicinal também, pois é excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico, reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, evita alergias, é ótima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula, desinfetante bucal elimina o mau hálito, prisão de ventre, bom para herpes eczema. Combate o artritismo, gota, reumatismo, dor ciática, calmante por natureza proporciona sono relaxante. Atua também no combate a doenças crônicas de pele, na sífilis, auxilia na obesidade promovendo a saciedade, depurador sanguíneo, distúrbios intestinais, colite, tônico cardíaco previne o infarto do miocárdio, infecções da garganta, fortalece o cérebro, ossos, facilita o funcionamento do fígado indicado ainda na tuberculose, bronquite e asma. 

Cultura oriental costumam dizer que comer uma maçã por dia , pode prolongar 1 ano de vida.Não pode se exagerar , mas seu consumo diário pode com certeza trazer muitos benefícios. 

Estudos mostraram que frutas em geral trazem benefícios para saúde, mas em relação a maçã, estão sendo relatados diversos benefícios, incluindo a prevenção de câncer e doenças cardiovasculares e decréscimo no risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e na incidência de derrame . Ainda pode ter efeitos preventivos sobre outras doenças crônicas, como a catarata . Também já foi comprovado que extratos de maçã inibem o crescimento de células cancerosas de cólon e fígado in vitro, em maneira dose-dependente . 

Mil formas de consumí-la :

Em cápsulas ,farinhas , vinagre , sucos ,liofilizadas , vitaminas,em saladas , etc... 

Além de todos os benefícios citados , uma vantagem arrebatadora da maçã é sua praticidade, em qualquer hora e qualquer lugar , você pode sacar uma maçã fresquinha da bolsa e se deliciar , sem nem se preocupar com as calorias , porque em 100 g de maçã tem em média 55 kcal , o que a torna uma grande aliada das dietas de emagrecimento. Receitas 

Maravilhosas receitas podem ser elaboradas a base de maçã , sempre muito nutritivas!!! 

Exemplo: 

Sorvete de casca de maçã com granola e canela :

Ingredientes

400g de casca de maçã (aproximadamente cascas de 8 maçãs)
1 xícara (chá) de açúcar cristal orgânico
4 claras de ovos orgânicos
2 xícaras (chá) de água
3 paus de canela
100g de granola tradicional

Preparo

Lavar bem as cascas das maçãs e cozinhar com a canela e 2 xícaras de água até que a água reduza a metade. Escorrer a água e reservar. 
Bater no liquidificador as cascas já cozidas. 
Numa panela à parte, colocar uma xícara de chá de água do cozimento, o açúcar orgânico e levar ao fogo para cozinhar até que fique em ponto de calda fio fino. 
Deixar esfriando. 
Na batedeira, bater as 4 claras em ponto de neve bem firme e acrescentar a calda ainda morna, sempre batendo até ponto de marshmellow. 
Bater por aproximadamente 5 minutos. 
Acrescentar as cascas da maçã, bater mais um pouco, desligar a batedeira, juntar a granola e misturar suavemente. 
Levar para o congelador até que comece a criar cristais de gelo. 
Retirar do congelador e bater novamente. 
Colocar em vasilha apropriada e levar para congelar. 

Fonte:

Receita adaptada por Bruna Murta – nutricionista Mundo Verde Franquia.

Postado por: Julia Tineu e Fauziane Beydoun

Fontes Pesquisadas: 

KRELING,Juliana. Maçã e suas propriedades antioxidantes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Estresse Oxidativo em sistemas biológicos.Porto Alegre, 2007.


www.mundoverde.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário