quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Biomassa de banana verde – seu uso e benefícios para a saúde.


A banana é uma fruta riquíssima em nutrientes precursores de energia. Entre eles, estão os carboidratos complexos como o amido e polissacarídeos não amiláceos, proteínas (albumina e globulina) e aminoácidos (asparagina, glutamina e histidina).

Outra característica importante deste alimento é a quantidade de vitaminas e minerais presentes no fruto ainda verde como o cálcio, potássio, fósforo, magnésio, sódio, iodo, manganês, cobre, alumínio e zinco. Já as vitaminas encontradas na banana verde são as vitaminas A, C e complexo B (B1, B2 e niacina).

Este fruto quando cozido se torna muito versátil podendo ser utilizada como biomassa e farinha, que possui ampla utilização na culinária devido um de seus principais componentes (amido resistente) que funciona como um excelente espessante em preparações doces e salgadas, sem afetar sua palatabilidade e melhorando seu o valor nutricional.

A produção da biomassa consiste no cozimento do fruto com casca sob pressão, o descascamento e a trituração da polpa. Quando este produto é submetido a desidratação forma-se a farinha de biomassa, que  apresenta  de 70 a 80% de amido,quantidade equivalente ao endosperma de grão de milho e a batata.

De acordo com um estudo realizado no Instituo Adolfo Lutz e ao IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) alimentos produzidos com a biomassa apresentaram aumento no nível de fibra alimentar e diminuição nos níveis lipídicos que, consequentemente, menor valor calórico.

O amido resistente presente neste produto permite um efeito de saciedade semelhante ao das fibras, auxiliando desta forma na redução e controle do peso. Este efeito também ajudará indivíduos que apresentam “fome noturna”, pois segundo estudos, este efeito se mostrou mais evidente no período vespertino e noturno.

Este alimento é uma excelente opção para ser utilizado em preparações nos intervalos das grandes refeições (desjejum, almoço e jantar), pois possui características de carboidratos de baixo índice glicêmico.

REFERÊNCIAS:

BIANCHI, M. Banana Verde - Propriedades e Benefícios. Disponível em: <http://www.valemaisalimentos.com.br/material/BananaVerdePropriedades_e_Beneficios.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2011.

ORMENESE, R. de C. S. C. Obtenção de farinha de banana verde por diferentes processos de secagem e aplicação em produtos alimentícios. 155f. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) – Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010.

ZANDONADI, R. P. Massa de banana verde: uma alternativa para a exclusão do glúten. 106f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Faculdade de ciências da saúde, Universidade de Brasília, Brasília. 2009.

Postado por: Gabriela Senedez e Wagner Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário