A corrida é uma das atividades mais comuns que causa lesões por uso excessivo nas extremidades inferiores dos indivíduos e acometem com grande freqüência ciclistas e praticantes de esportes que utilizam os membros inferiores.
Uma lesão inflamatória aguda observada em ciclistas, corredores e esportistas de longa distância, principalmente quando o mecanismo do esporte envolve flexões repetidas dos joelhos, é a Síndrome do Trato Iliotibial (STIT), provoca dor do lado de fora do joelho um pouco acima da superfície articular. Raramente é grave a ponto de necessitar tratamento cirúrgico, mas pode ser extremamente desconfortável e afastar os atletas de suas atividades.
A explicação tradicional para o aparecimento da STIT inclui uma combinação de fatores extrínsecos, como erro de técnicas de treinamento e corridas em declives, e fatores intrínsecos, como TIT encurtado e biomecânico anormal do pé, causando um excessivo atrito do TIT sobre o epicôndilo lateral do fêmur durante as atividades esportivas.
É uma patologia causada geralmente por “overuse” (excesso de atividades). Está associada ao tempo (duração) e velocidade das atividades realizadas. Alguns especialistas acreditam que o problema acontece quando os joelhos são arqueados para fora, quando os tênis estão mais gastos do lado externo ou quando se pratica atividades físicas em terrenos angulados.
São causas comuns do surgimento da Síndrome do Trato Iliotibial:
- Encurtamento da banda iliotibial;
- Fraqueza do músculo glúteo médio e maior ativação do músculo tensor da fáscia lata;
- Aumento abruto da intensidade do treinamento - treinamento sem orientação de um profissional;
- Pronação excessiva dos pés;
- Calçado inadequado para seu tipo de pé;
- Posicionamento incorreto dos pés no pedal da bike – uma dica é posicionar o pedal com o calcanhar aproximadamente 6° para fora;
- Altura incorreta do banco da bike;
- Corrida em terrenos irregulares, subidas e descidas em excesso;
- Joelho varo (arqueado para fora), torção tibial ou epicôndilo lateral do fêmur anormalmente saliente.
O objetivo da reabilitação é o de você retornar ao seu esporte ou atividade o mais rápido e seguramente possível. Se você retornar muito cedo poderá piorar a sua lesão, o que poderia levar a um dano permanente. Todos se recuperam de lesões a uma velocidade diferente.
Retornar à corrida será determinado por quão cedo o seu joelho se recupere, não por quantos dias ou semanas se passaram desde a ocorrência da sua lesão.
Postado por Daniela Alvarenga e Elineides Silva
Referências:
Hreljac A. Impact and Overuse Injuries in Runners. Med Sci Sports Exercise, 2004.
Ochard J.W., Fricker P. A., Abud A. T., Manson B. R. Biomechanics of iliotibial band friction syndrome in runners. Am J Sports Med,1996.
Noble C. A. Iliotibial band friction syndrome in runners. Am J Sports Med. 1980; vol. 8.
Nenhum comentário:
Postar um comentário