segunda-feira, 21 de maio de 2012

Gengibre - Propriedades Funcionais



   
     O gengibre  é um tubérculo de uma planta chamada Zingiber officinale, originária  do sul da Ásia, atualmente espalhada pelo mundo usado para realçar o sabor dos alimentos, diminuindo a necessidade da utilização do sal.

    Incluído no grupo de especiarias, representa atualmente o 3º lugar das plantas medicinais aromáticas e condimentares  mais produzidas no Paraná.

     As partes utilizadas do gengibre são os caules subterrâneos denominados rizomas e o óleo. O rizoma (raiz) contém  os componentes ativos denominados óleos voláteis, que são o gingerol e o shogaol. Este último é produto da quebra  do gingerol  seu mais importante princípio ativo, produzido durante a secagem. Dessa forma, a quantidade  de shogaol no gengibre seco é duas vezes mais intensa que a de gingerol contida no gengibre fresco.

     É utilizado como matéria prima  para fabricação de geleias, bebidas, pães, bolos, entre outros.

    No Brasil é utilizado para preparo do quentão nas festas juninas e  na culinária em pratos regionais.


 Propriedades Funcionais

  • Antinflamatória
  • Antiemética
  • Antinauseante e antivômito - previne  náuseas e vômitos
  • Antibacteriana
  • Inibi agregação plaquetária
  • Hipoglicêmica- diminui a glicemia
  • A estimulem o fluxo de saliva
  • Antiúlcera



 Recomendações

    Um estudo realizado na Dinamarca constatou que a administração diária de 1g de gengibre foi eficaz no alívio de náuseas e vômitos em gestantes por conter como agente o gingerol. 

    Para que o gengibre  tenha efeitos antiemético e antinauseante, recomenda- se mastigá-ló cru em pequenos pedaços ou ingerir o chá do gengibre.

     A quantidade recomendada para promover um estado ótimo de saúde é de 15 g/ dia de gengibre cru ou 40 g/dia de gengibre cozido.

Seu grande aliado  no Inverno!


Postado por Andressa Ventura e Walkiria Guerreiro


Referências Bibliográficas

DOLINSKY, M. Nutrição Funcional. 1ªed. São Paulo: Roca, 2009.     
        
JÚNIOR, H. P. de. L. Gengibre. Diagnóstico e Tratamento. V. 15, n. 4, p. 174- 178. São Paulo, 2010.

NEGRELLE, R.R.B; ELPO, E.R.S; RÜCKER, N.G.A. Análise prospectiva do agronegócio gengibre no estado do Paraná. Horticultura Brasileira, Brasília, v.23, n.4, p.1022-1028, Out/Dez 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário