segunda-feira, 21 de maio de 2012

Berinjela x Redução de lipídeos






         A berinjela (Solanum melongena L. ) é uma planta da família das solanáceas, originária da Índia, sendo seus frutos muito utilizados na alimentação humana. É um vegetal com alto teor de água, baixo de proteínas, rico em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas (A, B1, B2, Niacina e Vitamina C), compostos fenólicos e flavonoides (antioxidantes).

         Atualmente, estudos mostram um papel hipolipemiante da berinjela, sendo seu suco e cápsulas contendo extrato seco da planta utilizados para a redução do colesterol sanguíneo.

         Para explicar essa redução do colesterol, estudos sugerem que ocorre uma inibição na absorção do colesterol, por ligação de algum componente da berinjela com sais biliares que são essenciais na absorção intestinal do colesterol. A presença da niacina no vegetal, também, pode influir na redução do colesterol plasmático.

         Os resultados dos estudos relatam que o extrato seco da berinjela, na forma de cápsula, exerce um modesto efeito hipolipemiante, junto ao controle nutricional, pois verificou-se que no grupo experimental todos os valores estavam menores, com destaque para o colesterol total.

         O suco de berinjela, nas condições da experimentação, também representa um tratamento alternativo e de baixo custo para as hipercolesterolemias, melhorando o colesterol tecidual, e provocando uma significativa proteção sobre a parede vascular.

         Portanto, os benefícios da berinjela, aliada ao controle da dieta, com baixo teor de gorduras saturadas e colesterol, é uma opção terapêutica viável para o auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares, principalmente as dislipidemias.


Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine


Referências

GONÇALVES, M. R. et al. Modesto efeito hipolipemiante do extrato seco de Berinjela (Solanum melongena L.) em mulheres com dislipidemias, sob controle nutricional. Rev. bras. farmacogn.,  João Pessoa, v. 16, p. 656-663, dez. 2006 

JORGE, P. A. R. Efeito da Berinjela sobre os Lípides Plasmáticos, a Peroxidação Lipídica e a Reversão da Disfunção Endotelial na Hipercolesterolemia Experimental. Arq Bras Cardiol, Campinas, v. 70, n. 2, p. 87-91, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário