terça-feira, 22 de maio de 2012

Suco de cereja na dor muscular




         
         As cerejas são consideradas boa fonte de flavonoides e antocianinas, tendo elevados níveis de antioxidantes e atividade anti-inflamatória. Considerando essas características naturais das cerejas, foi estudado que o seu consumo, antes e durante o exercício pode ter um efeito protetor para reduzir o dano muscular e a dor.

         A corrida de longa distância, por exemplo, é conhecida por causar lesão muscular aguda, resultando em inflamação e diminuição da força, que pode durar até uma semana depois do exercício. A dor associada à lesão do músculo é provavelmente devido a danos causados pelos radicais livres no tecido muscular que conduz a uma resposta inflamatória, e esta leva ainda há uma maior produção de radicais livres, aumentando a dor muscular.

         Devido a esse mecanismo, os antioxidantes nutricionais, como os presentes na cereja, têm sido utilizados como um meio de diminuir a dor muscular e a perda de força gerada nesses exercícios.

         Estudos relataram que o consumo de aproximadamente 45 cerejas por dia foi capaz de reduzir as concentrações de marcadores inflamatórios circulantes no sangue em homens e mulheres saudáveis. Além disso, outro estudo recente demonstrou a eficácia do suco de cereja em diminuir os sintomas e perda de força após um exercício que induz a lesão muscular. Porém, o mecanismo anti-inflamatório que a suplementação com suco de cereja pode diminuir as lesões musculares não é bem compreendido.

         Em conclusão, as cerejas têm altos níveis de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, cuja ação é benéfica para pessoas com artrite, dores musculares e fibromialgia. As pesquisas atuais também sugerem que a administração de suco de cereja por oito dias, pode então reduzir os sintomas de dor muscular induzida pelo exercício de resistência, como a corrida. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas para oferecer uma explicação mais consistente na redução da dor e inflamação associada ao consumo de cereja.


Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine


Referências

KUEHL, K. S. et al. Efficacy of tart cherry juice in reducing muscle pain during running: a randomized controlled trial. Journal of the International Society of Sports Nutrition, Londres, v.7, n. 1, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário